Luanda - O director provincial da cultura de Cabinda, Euclides da Lomba é acusado de demitir-se nas suas responsabilidades no combate às igrejas e seitas religiosas levada a cabo naquela província.

Fonte: Club-k.net

A referida acusação tem como suporte, entre outros, o facto de a direcção da Cultura ser a única a estar, permanentemente ausente, nas actividades de campo realizadas a propósito pelas instituições envolvidas no processo. Além da Cultura, a Polícia, a Justiça e a Procuradoria são as outras instituições directamente envolvidas no processo que visa emprestar a organização que se impõe na actividade religiosa no País.

“Em todas as nossas actividades a direcção da Cultura nunca se faz representar. Estão sempre presentes, a Justiça, a Polícia e a Procuradoria”, revelou a fonte para seguidamente considerar a ausência da Cultura como uma demonstração de solidariedade do director provincial daquele órgão à sectores da provincia.

A referida solidariedade é na sequência da igreja Jesus Cristo Salvador que tem a governadora Aldina da Lomba como pastora, estar entre as mais de 130 que foram encerradas no princípio do ano. “Acreditamos ser esta a razão principal e única”, estimou a fonte.

Além da referida ausência, Da Lomba é também acusado de incitar algumas das igrejas encerradas a partirem para a desobediência e continuarem a realizar os respectivos cultos. Uma destas igrejas é a Católica Americana que, recentemente, teve alguns fiéis detidos e condenados por serem apanhados em flagrante delito a celebrar cultos.

Na sequência das referidas detenção, o líder da referida igreja, Padre Congo acusa tratar-se de de perseguição política e conspiração dos responsáveis da Polícia assegurando que a mesma encontra-se legal. Acrescentou ainda que outras igrejas encerradas continuam a celebrar cultos sem nada acontecer.

Declarações, estas consideradas “falsas” pela fonte que viemos citando, garantindo que a igreja Católica América é ilegal. “Como pretexto de que a igreja está legal o padre o Padre Congo diz que a mesma está legalizada no Estados Unidos e noutros países, mas isso não é suficiente, é preciso estar legalizada à luz das leis do País. Se estiver legal não haveria razões para encerrar. Ele (Padre Congo) que legalize a igreja que poderá desempenhar a actividade sem ser interrompido”.

O facto de a igreja da governadora, argumenta a fonte, estar entre as que foram encerradas é prova de que a Católica Americana não está a ser vítima de perseguição política como o Padre Congo pretende fazer crer.

Quando as detenções, por outro lado, fontes policiais garantiram que a Polícia agiu em conformidade com a lei e prova disso, acrescentou, é que dos quatro detidos apenas um foi absorvido e outros condenados não só por desobediência como também por reincidência pois tinham sido condenados com penas suspensas aquando no encerramento das igrejas”, argumentou a fonte. A mesma fonte desmente a versão, segundo a qual, fez-se recurso a Polícia de Intervenção Rápida para as referidas detenções.

A fonte policial promete ainda continuar no sentido de efectivar, no Enclave, o projecto do Executivo de combater as igrejas e seitas ilegais, sobretudo porque muitas destas recorrerem a práticas consideradas crimes no País.