Lisboa – O titular  das finanças, Armando Manuel exonerou na passada sexta-feira (14),  um “eterno” director de gabinete Emanuel Maria Maravilhoso Buchartts tendo por sua vez nomeado como seu  substituto,  Ngouabi Mariano Salvador  que estava até poucos dias  como  Chefe de Departamento de Legislação Tributária, da Direcção Nacional de Impostos, deste Ministério.

Fonte: Club-k.net

Serviu mais de oito  ministros  das finanças 

Emanuel Buchartts que é jurista   de formação estava há 19 anos no cargo de “director de  gabinete do Ministro”. De acordo com cálculos,  ele serviu oito ministros das finanças, nomeadamente, os economistas Augusto Tomas, Alcantra Monteiro, Joaquim David, Júlio Bessa, José Pedro de Morais, Zeferino de Morais e Carlos Lopes, o sucessor  de Armando Manuel.

Como “eterno” director de Gabinete no  regime angolano,  Emanuel Buchartts  foi apenas superado por um tenente coronel que desde 1987 trabalha como chefe de gabinete de todos os cargos onde passou e passa o general Kundi Paihama, actual governador provincial do Huambo.

De realçar que  Emanuel Buchartts não ficará no desemprego, uma vez que ele  é também  Presidente de direção da Sociedade Cooperativa de Habitação "O Nosso Zimbo", destinadas a  funcionários  das Finanças.  É igualmente desde Novembro de 2013, Vogal do Conselho Fiscal do Fundo Soberano de Angola.

Outras mexidas no Ministério das Finanças

Segundo informações em posse do Club-K,  foi também nomeado Osvaldo Salvador de Lemos Macaia para o cargo de Chefe de Departamento de Legislação Tributária, da Direcção Nacional de Impostos, deste Ministério, para preencher a vaga deixada pelo novo director de Gabinete Ngouabi  Salvador.

Mirna Cleo de Abreu Paim Lourenço foi nomeada para o cargo de Chefe de Departamento de Formação e Avaliação de Desempenho do Gabinete de Recursos Humanos.

Nachiungue Ermelinda N’Gueve Saculo  que também foi objecto de promoção é a nova Chefe de Departamento de Arquivo, Registos e Gestão de Dados do Gabinete de Recursos Humanos.

Por fim,   Sandra Augusto da Silva Gomes do Nascimento foi nomeada  para o cargo de Chefe de Departamento de Gestão por Competências e Desenvolvimento de Carreiras do Gabinete de Recursos Humanos.