LuandaDesde o fim do mês passado, o país conta com mais uma plataforma de informação online virada exclusivamente para o sector agrário, denominado AgroJornal, que funciona como uma amostra do trabalho que é feito no campo. O portal informativo surge da inexistência no país de um órgão especializado nessa área, que possa destacar o sector.

Fonte: Rede Angola

De acordo com Manuel Oliveira Dias, um dos mentores do projecto, espera-se que este jornal online vá ao encontro das necessidades dos agricultores e de todos os operadores envolvidos no agronegócio focados na produção nacional. A sua abordagem está focada na divulgação das tecnologias aplicáveis ao sector, há espaço para temáticas ligadas à agropecuária, à vida na fazenda, técnicas de plantio, logística, ambiente, negócios, eventos e receitas com os produtos agrícolas nacionais.


Em entrevista ao Rede Angola, o responsável do AgroJornal, Manuel Dias, afirmou que, nos últimos tempos, existiu um forte investimento na agricultura. Passou a fazer sentido então criar um órgão especializado neste ramo que pudesse acompanhar o desenvolvimento e dar respostas aos agricultores com a divulgação dos trabalhos que realizam.


“A agricultura está identificada pelo Executivo como sendo um sector crucial para a economia de Angola. É preciso que existam órgãos especializados nesse sector, capazes de informar sobre o que tem sido feito pelas autoridades governamentais, os operadores privados, e, duma forma em geral, pelas famílias camponesas”, argumenta.


Refere, por outro lado, que o seu portal de notícias está disponível para cooperar com todos intervenientes sejam públicos ou privados. “Vamos trabalhar na divulgação do sector”, afirmou.


Na sua óptica, este exercício dá lugar à participação dos empresários na reconstrução do país. “A agricultura tem um grande potencial. Com trabalho, criatividade e conhecimento, Angola, num futuro próximo, poderá exportar para os países vizinhos’’, disse.