Namibe - O Fórum regional para o desenvolvimento Universitário (FORDU) promove desde quinta-feira, 20, nesta cidade, a sua primeira conferência provincial dos direitos humanos, com a participação de efectivos da Policia Nacional, da procuradoria, Justiça e membros do governo da província do Namibe.

Fonte: Angop
http://club-k.net/images/angelo%20kapwachata.jpgA conferência tem como objectivo a realização de uma consulta e advocacia no pais sobre as recomendações de direitos humanos do conselho de direitos humanos das Nações Unidas no âmbito do processo de revisão periódica universal, RPU.

A mesma visa ainda reflectir sobre os vários papeis exercidos pelas instituições do estado ligados a protecção dos direitos humanos (policia Nacional, Procuradoria Geral da Republica, Justiça e governo provincial) e o papel da comunidade na cooperação.

Em entrevista a Angop o presidente do Fórum regional para o desenvolvimento Universitário, Ângelo kapatwa disse que o evento vai fazer uma reflexão sobre os mecanismos internacionais  dos direitos humanos e o papel  que a República de Angola tem vindo a desempenhar nas relações internacionais no que respeita a matéria dos direitos humanos e sua participação na comissão dos direitos humanos da nações unidas, assim como os mecanismos internos dos direitos humanos na relação entre o estado e os cidadãos.

“ Nós trazemos para esta conferência o debate daquilo que tem sido os compromissos que o estado assumiu para promover, satisfazer, proteger e garantir os direitos fundamentais dos cidadãos angolanos, pois ela também comportará um momento pedagógico para que as pessoas possam viver esta relação jurídica dos direitos humanos através de uma cidadania mais social”, disse.

Sublinhou ainda que no final desta conferência espera-se que se tenha pessoas com um entendimento claro da importância dos direitos humanos, sobretudo os direitos sociais de base e se comece uma era de várias reflexões para que as pessoas tenham a discussão de direitos humanos como uma aprendizagem permanente que é uma contribuição mesmo para a educação e para a cidadania.

“ O encontro será de aprendizagem, trocas de experiência, intercâmbio e também de tornar mais consciente as pessoas daquilo que deve ser os seus direitos e deveres no estado”, acrescentou.   

A responsabilidade nas instituições com responsabilidade de proteger os direitos dos cidadãos, o mecanismo de revisão periódica universal e as instituições nacionais para a promoção e protecção de direitos humanos são temas que serão debatidos nesta conferência provincial que está a decorrer no Cine Namibe.