Lisboa – A denúncia feita esta semana por fonte próxima  ao Ministério das Relações Exteriores a este portal, dizendo que o antigo conselheiro da embaixada de Angola junto das Nações Unidas em Genebra, na Confederação Suíça, Gaspar da Silva, recebeu da primeira prestação de indemnização 135 mil dólares norte americano, no que concerne ao seguro de acidente automóvel de que foi vítima em 2013.

Fonte: Club-k.net

Do  conselheiro diplomático da embaixada

Embaixador Apolinrio Correia.jpg - 14.76 KBA fonte ligada ao dossier assegurou que, este montante de indemnização é a favor de Gaspar da Silva, pelo facto do cidadão suíço ter embatido na sua viatura protocolar no dia 1 de Julho de 2013 e, esteve gravemente ferido e, o caso foi dirimido pelos tribunais daquele país, embora que o embaixador Apolinário Correia, solicitou um advogado para acompanhar o caso do seu funcionário, mas este (advogado) em vez de litigiar a favor do angolano fazia-o contra.  

Segundo o documento que tivemos acesso diz que, a indemnização é a favor de Gaspar da Silva que no período de 4 de Julho de 2013 a 4 de Agosto de 2014, foram depositadas na conta da missão de Angola, visto que o conselheiro está ligado por um contrato de trabalho com este empregador.

Segundo a lei sueca a partilha geral do direito das asseguradoras sociais, as indemnizações laborais são depositadas ao empregador na medida em que este continue à pagar um salário ao assegurado, não obstante o seu direito às indemnizações laborais.

Mas a fonte adianta que o valor já se encontra na conta da embaixada, para estes fazer chegar ao seu funcionário Gaspar da Silva, “acontece que o embaixador Apolinário George Correia não lhe quer fazer entregue e, assim como os valores estão em seu poder. Mas ele está agir assim, em concluo com o ministro e outros funcionários do MIREX que lhe protegem as suas falcatruas”, disse a fonte.

“Assim como o embaixador Apolinário George Correia se apoderou dos 135 mil dólares da primeira prestação de indemnizações, o mesmo cortou os salários do conselheiro Gaspar da Silva há mais de seis meses e, proibiu o cidadão de ter acesso a embaixada”.

A fonte não sabe precisar os motivos principais com que o embaixador Apolinário Correia se apoderou dos valores em causa, para benefício pessoal, “mas isto pode-se chamar um roubo autêntico e, suponho com a cumplicidade do ministro George Rebelo Chicoty e, se assim não fosse não seria um dos seus protegidos”, lamentou a fonte.

Adiantou ainda que, o antigo conselheiro alimenta-se graças algumas pessoas de boa fé, os seus familiares estão a ser humilhado por um cidadão que representa os interesses do Estado angolano na confederação Suíça.  

De recordar que o embaixador Apolinário Correia, pretende-se apoderar do seguro do acidente que Gaspar da Silva teve no passado dia 1 de Julho de 2013, em que deve ser indemnizado por três milhões de dólares norte americanos e, quer ver o mesmo fora da Suíça para resgatar o dinheiro para ficar em sua posse e, para isso prefere criar todo o tipo de impedimento para que o seu conselheiro deixe este país a qualquer preço.

Sabe-se que em Luanda o assunto já repousa no gabinete do ministro George Rebelo Pinto Chicoty há mais de oito meses, este não se pronunciou e, nem tão pouco chamou atenção ao seu embaixador devido as constantes violações das leis por parte do representante angolano naquele país Europeu.
 
As fontes deste portal dizem que Apolinário Correia faz o que bem entende por ser amigo do ministro e, nada lhe acontece e, nem tão pouco lhe é dado um puxão de orelha.

Gaspar da Silva já passou em várias missões diplomáticas e nunca foi promovido assim como muitos dos seus colegas, aguardam que Gertrudes Costa, Chefe da Casa Civil da Presidência da República resolvam os vários assuntos que vivem os diplomatas angolanos e, assim como aqueles que estão na idade de irem para a reforma que o façam.  

O Club K entrou em contacto com a embaixada de Angola em Genebra e, fomos mal atendidos por uma funcionária que não aceitou identificar-se, dizendo apenas que o embaixador não fala destes assuntos a imprensa e, se quiserem vão contactar o ministro George Chicoty para falar e, nada mas disse e desligou o telefone.

De lembrar que o Presidente da República criou a duas semanas por despacho uma comissão interministerial para a organização e funcionamento do Mirex, coordenada pelo ministro de Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente da República, coadjuvado pelo ministro das Relações Exteriores.

A comissão tem como atribuições analisar os processos de reclamações dos diplomatas e elaborar um programa de reforma do ministério, com vista a melhorar as condições de trabalho, de enquadramento e colocação dos funcionários e diplomatas.   
 
Domingos Lenga-Lenga