Lisboa -  Antigos  relatos da imprensa portuguesa segundo as quais algumas figuras do regime  angolano estariam investir no negocio do vinho em Portugal, estão a ser constadas no terreno.  De acordo com renovados relatos, o projecto que mais avançado esta,   é associado ao general Higino Lopes Carneiro, actual  governador  provincial do Kuando Kubango.

Fonte: Club-k.net

Desde o ano de  2013, apareceram no mercado português, pelo menos duas marcas de vinho com o  próprio deste general angolano, que são: A  “Higino Carneiro Serras Da Xxila Reserva Particular Vinho Tinto” e a “Higino Carneiro Serras Da XXila Reserva Rancha Santa Maaria Red”.

Estas duas reservas particulares  foram produzidas  exclusivamente a partir de uvas de produção própria,  na  Quinta do Casal Monteiro, S.A., antiga Casa Agrícola Herdeiros de Dom Luís de Margaride de Portugal.

Outro angolano que está no mesmo negócios com o projecto já meio avançado é o general Fernando Garcia Miala.  Em 2011, Miala avançou  com um projecto de parceria com sócios portugueses destinado a erguer uma fabrica de produção de  deste liquido,  na província do Kuanza-Sul. O projecto esteve inicialmente  numa fase experimental consubstanciada na viabilidade do   cultivo  local de uvas.

Até a data em referencia, a   fabrica  estava destinada a ser erguida  na sua fazenda privada  “Kissute”, que se situa  numa extensão   de 600  hectares  de área  entre  o município  do Sumbe  e a Gabela.

Um  outro projecto idêntico, esteve a ser idealizado por Manuel Domingos  Vicente, ao tempo que ainda estava como PCA da Sonangol, naquela mesma província. A iniciativa de Manuel Vicente  teria  observado um abrandamento, em função de experiências que apontaram a   qualidade do terreno  que  é desapropriado  para a plantação  das uvas.