Luanda - Moradores do projecto habitacional Zango I e arredores em Viana estão privados do fornecimento regular de energia eléctrica há mais de um mês. Segundo informações, as restrições no fornecimento da energia são graves e penosas, os moradores desembolsam semanalmente perto dez a doze mil kwanzas para a compra de combustível para o abastecimento dos geradores eléctricos.

Fonte: Club-k.net

A via de acesso à localidade apesar de ter postos de iluminação pública, os mesmos nunca mais acenderam (desde as eleições de 2012), como consequência, a escuridão nocturna toma conta da rodovia originando muitos acidentes, incluindo veículos que resvalam para as valas de drenagem que tornaram‐se autênticos vales da morte.

À noite, o bairro fica completamente escuro e os amigos do alheio põem‐se à montra para praticar roubos e assaltos aos habitantes.

Dona Fatita reside na área do camalemale (Zango I) e lamenta os prejuízos que teve com os produtos congelados que acabaram deteriorados por falta de energia eléctrica para a sua conservação. Já o Senhor Bijó reclama do calor sufocante durante a noite “mesmo comprando os aparelhos de AC ainda sofro com o calor por falta de luz” desabafou, “nem consigo ter a roupa passada par ir ao trabalho, isso é demais” suspirou!

Um funcionário da empresa Neutron (prestadora de serviço à EDEL) que pediu anonimato, referiu que é habitual a ENE cortar o fornecimento de energia ao Zango I sempre que se solicita um reforço em outras zonas, “o Zango I é sempre penalizado e nem sei porque e por sinal é a área com mais habitantes em relação aos outros Zangos” disse.

A continuar assim, a população do Zango I poderá ter uma quadra festiva às escuras e sobretudo infeliz, pois, todos sabemos a importância que o bem “Luz” tem para a vida das pessoas.

Os moradores apelam aqui no Clube-K as autoridades competentes a regularizar o fornecimento da luz, uma vez que muitos têm a energia paga porque usam o sistema pré‐pago mas ainda assim a luz não chega às suas casas.

 

Texto: Zwela Kidy*

*Morador do Zango I