Lisboa –  O Bloco Democrático realizou de 28 a 29 de Novembro em Benguela a sua   3a  convenção nacional (equivalente a congresso) que culminou com a adoção de uma nova estratégia política e a introdução do cargo de Vice-Presidente, agora assumido pelo advogado Luís do Nascimento.

Fonte: Club-k.net

João Baruba é o novo Secretario-Geral

Filomeno Vieira Lopes (na foto), um dos rostos mais visíveis do Bloco Democrático  deixou de ser o Secretário Geral da organização no seguimento de um processo eleitoral em   que não concorreu para o que seria o seu 2° mandato.

João Alfredo  Baruba, até pouco tempo Secretário da Organização do partido é o militante que concorreu e foi eleito como novo SG em substituição de Filomeno Vieira Lopes.

Enquanto que Filomeno Lopes regressa as bases como um simples membro do Conselho Nacional (equivalente a Comité Central), o novo SG deverá em breve apresentar o seu executivo a nível do Secretariado.

Carlos Lopes, o responsável das relações internacionais abandonou o partido por alegas incompatibilidades de agenda. Em mensagem distribuída nas redes sociais justificou que “A CONVENÇÃO do BD adotou uma estratégia política, em que não me revejo como militante, pelo que, tomei a decisão de desvincular-me do Partido Bloco Democrático, a partir de 30 de Novembro de 2014”.

O Bloco Democrático é uma das forças extraparlamentar em Angola que tem como líder o académico Justino Pinto de Andrade que entretanto foi reconduzido ao cargo nesta ultima e mais recente Convenção Nacional.