Toronto - A semelhança do que aconteceu a nível do país (Angola) e um pouco por todo o lado (diáspora), celebrou-se no último sábado em Toronto o 39 aniversário da independência em Angola.


Fonte: ACO

Empossada Nova Direção Da ACO

Em Toronto, a capital econômica do Canadá, a "Festa da Dipanda", foi organizada pela ACO-Comunidade Angolana no Ontário em parceria com a embaixada angolana no Canadá, teve inicio às 7 da noite e alongou-se até a uma hora da manha algures nesta cidade mais concretamente na 212 da avenida Delaware.


A cerimonia de gala, contou com mais de uma centena e meia de participantes, dentre nacionais e estrangeiros, adultos e crianças, com destaque a comitiva diplomática Angolana  em Ottawa, dirigida pela sua cônsul, a senhora Destinesa de Almeida. Enfim, a festa teve como menu principal a gastronomia nacional regada de kizomba, e contou ainda com a participação de pares de dançarinos, peritos em kizomba, que ai perfilaram,  e encantaram, com destaque a jovem Denish, o jovem de origem Chinesa  que dançava como ninguém.


Porém, o momento solene da cerimonia teve o seu momento mais alto com a entoação do hino de Angola, como não podia deixar de ser, seguido do partir do bolo, gigante adornado com as cores da bandeira nacional e as 39 velas, bem acesas.


De facto a festa contou com mais ações do que palavras, salientando-se entretanto a intervenção da praxe, proferida por Antônia Chipepe, a Vice-Presidente da ACO que se referiu sobre a  importância da efeméride e suas implicaçoes no contexto nacional e internacional. Segundo aquela responsável
Comunitária, alcançada a Independência Nacional e a paz, "Angola é um país cujo as cidades estão sendo edificadas,  e habitadas, os campos restaurados, o gado  e as famílias multiplicadas".


Simultaneamente, e tal como em 2010, aquando da tomada de posse de Antonio Major Ildo Alves e seu team, que por sinal acaba de cessar as suas funções, o programa das festa da Independência contou com a cerimonia de tomada de posse  da nova Direção da ACO, desta feita, presidida por Rui da Silva, o proprietário do Massemba Production, uma empresa de promoção  de arte e cultura angolana, sedeada em Toronto.


Entretanto, o destaque vai para a senhora Antonia Chipepe, que vem do elenco anterior e transita para o novo elenco com as mesmas funções. Recorde-se entretanto que o elenco de Rui da Silva resulta do escrutínio ocorrido a 01 de Novembro do ano em curso, onde ele  foi eleito por maioria absoluta.

 

Artigo relacinado:

Rui da Silva apresenta nova direção e plano de gestão