Menongue - As novas instalações do aeroporto "Comandante Kwenha", na província do Kuando Kubango, e que possui gora um carácter internacional, foram inauguradas terça-feira (02/12), pelo ministro dos Transportes, Augusto Tomás.

Fonte: Angop
Augusto Tomas.jpg - 36.27 KBO mesmo possui uma pista de três mil e 750 metros de comprimento e quarenta e cinco de largura e tem capacidade para receber aeronaves do tipo Boeing 777-300 AR, sendo que o terminal de passageiro está numa área de mais de quatro mil metros quadrados preparada para receber 200 passageiros no embarque e igual número no desembarque.

Na ocasião, o ministro Augusto Tomás disse que o aeroporto vai garantir maior rapidez e conforto para todos os passageiros, bem como desempenhar um papel chave na economia local e do país, facilitando o comércio e investimentos com outros países vizinhos.

A cerimónia de inauguração foi igualmente testemunhada pelo governador provincial do Cuando Cubango, Higino Carneiro, e por outros altos funcionários do ministério dos Transportes, do governo local, da ENANA, empresários, directores e delegados locais, entidades religiosas, representantes dos partidos políticos, autoridades tradicionais e outras individualidades.

O ministro acrescentou que o aeroporto inaugurado, totalmente apetrechado,  é moderno e oferece muito boas condições de operação para companhias aéreas e outros operadores.

Apontou também, como benefícios, o facto de o aeroporto providenciar uma maior proximidade entre as famílias e permitir o desenvolvimento do turismo naquela parceira do território nacional, tendo lembrando aos presentes que este investimento enquadra-se no programa global de reabilitação e modernização dos aeroportos nacionais e de reestruturação do sistema de transporte aéreo em curso.

Reconheceu, por isso, que o país é extenso em território e o Estado está a assegurar a mobilidade das pessoas e bens em todo território nacional.

Depois da inauguração, foi efectuada uma visita às instalações do novo aeroporto, percorrendo as áreas principais que vão garantir o funcionamento da referida infra-estrutura de carácter internacional, para se inteirar das condições criadas para o efeito.

Segundo o ministro augusto Tomás, o novo aeroporto tem capacidade para mais de trezentas viaturas ligeiras e dezoito veículos pesados, destacando que a empreitada contempla ainda uma torre de controlo equipada com os instrumentos modernos de apoio à informação aérea, iluminação nocturna, uma unidade de Bombeiros, bem como instalações, equipamentos para o fornecimento de água potável e energia.

Informou que o terminal está dotado de sete balcões de che-kin, balcões para Serviço de Migração e Estrangeiros, Alfândegas, restaurantes e lojas, adiantando que dispõe igualmente, em termos de equipamentos, de uma máquina de raio X para tapete, duas de raio X para bagagens de mão, um pórtico de detectores de mentais diversos.