Lisboa - No passado dia 22 de Novembro, às 15 horas, a Delegação da CASA‐CE em Portugal deslocou‐se para mais um trabalho de campo, cumprindo assim, a sua agenda programática. Depois de varias encontros realizados na região geográfica de Lisboa com a comunidade angolana (Quinta do Moxo, Monte Abrão, Pensão Luanda e com Jovens Universitários), desta vez o encontro foi com a comunidade residente no Martim Moniz (zona abundantemente frequentada por angolanos). A Delegação foi composta pelo Representante António Correia, pelo responsável da juventude patriótica Adolosi Mango e pelo Coordenador do núcleo da Quinta do Moxo companheiro Mário (Balongá).

Fonte: CASA-CE

Com base no lema instituído pela direcção do Casa‐Ce, “Ver, Ouvir e Partilhar”, esta delegação constatou in loco as grandes preocupações levantadas pelos presentes. Encontramos uma comunidade desiludida, com sentimento de abandono por parte

daqueles que deviam velar pelos seus interesses, e sobretudo sem esperança na sua terra, alguns sem perspectivas encorajadoras em voltar.

O dirigente António Correia apelou veementemente à necessidade de continuar a sonhar e acreditar. Afinal, é esse sentimento de esperança num futuro melhor que nos unirá na luta por uma Angola diferente: mãe de todos os angolanos, e que sirva a todos os seus filhos. A mudança da actual dinâmica do quadro político exige a participação activa na vida política nacional. Uma das grandes falhas nesse processo, e das principais reivindicações dessa comunidade, é precisamente a inexistência do voto na diáspora. O edifício da sociedade política precisa do engajamento activo de todos cidadãos.

É assim igualmente urgente e fundamental a viabilização de eleições autárquicas, para uma verdadeira representação eleitoral. Temos que participar de forma positiva no processo de mudança, para que tenhamos uma Angola onde todos possam construir um futuro risonho. Foi uma reflexão profunda e positiva, na medida que conseguimos transmitir ânimo, esperança e fé, disse.

Todos Por Angola

Uma Angola para Todos

O Gabinete da CASA‐CE Portugal

Lisboa aos 28 de Novembro de 2014