Curitiba – Dez jovens angolanos cegos, que moram em Curitiba, pedem ajuda para que possam ficar na capital paranaense pelo menos até a conclusão dos estudos, o que deve acontecer no ano que vem.

Fonte: Band News
Cegos.jpg - 63.46 KBO grupo reside no Instituto Paranaense de Cegos e, nesta semana, recebeu um aviso de que todos os integrantes terão de voltar a Angola ainda em 2014. Quatro deles, inclusive, já receberam as passagens.

Actualmente, eles são impedidos de trabalhar para pagar os estudos, pois estão na condição de estudantes com um visto de cortesia cedido pelo Itamaraty, e são bancados pelo Consulado de Angola.

O jovem Jacob Cachinga tem 25 anos, e no ano que vem, se forma em Educação Física, pela Unibrasil. Juntamente com o grupo, Jacob pede para que o Consulado Angolano o deixe finalizar o estudo, pois no país de origem, não há estrutura de ensino para deficientes visuais.

De acordo com o Instituto Nacional de Bolsas de Estudos de Angola, a decisão foi tomada pois muitos dos jovens já atingiram a maioridade e também pelo motivo de que alguns teriam deixado os estudos. No entanto, segundo Jacob, nenhum motivo foi apresentado ao grupo para justificar a volta ao país que deixaram há 14 anos, para fugir da guerra civil.

Os jovens são conhecidos pelo grupo musical que formaram: o Cantores de Angola. Na última quarta-feira (03), eles foram à Defensoria Pública da União para agendar os pedidos de permanência, que serão encaminhados para avaliação do Conselho Nacional de Imigração. Legalmente, os estudantes não precisam voltar já, pois o visto deles vale até o mês de Abril de 2015, no entanto o Consulado pode deixar de pagar a mensalidade da faculdade.