Luanda - O jornalista Reginaldo Silva, considerou o incidente institucional provocado pelo governador de Benguela Isaac dos Anjos, durante o seminário nacional sobre ocupação de terras, como fazendo parte do seu estilo aberto e polémico, ao ter colocado em causa a presença dos administradores municipais ao mesmo nível dos governadores na discussão do tema em questão.

Fonte: Club-k.net

O jornalista que falava sexta-feira na Rádio Eclésia, no espaço resenha política da semana apesar de reconhecer o lado frontal do governador de Benguela, sublinhou que na discussão sobre políticas de gestão local, todos os actores (governadores e administradores municipais) devem estar juntos para darem solução a problemática que hoje tem provocado vários litígios sociais junto das comunidades.


Na resenha política da semana da RE Reginaldo Silva, aliou o incidente institucional de IA ao seu perfil de acordo aos episódios já protagonizados, tornados públicos.

Na província da Huíla a referência foi para os choques que IA manteve com as administrações locais e com os comités do Mpla na sequência da onda de demolições de residências dos cidadãos. 

Neste prisma o comentador e analista da RE, considerou e IA como um homem que gosta de dirigir, mandar estabelecer o seu território e não permite muito este tipo de diálogo desnivelado. E que já uma referência neste tipo de comportamentos a julgar pelos episódios já protagonizados em, relação a governação e com o próprio partido no poder, confirmando assim o seu perfil frontal e mais aberto.

Na análise de RS o retrato público de IA traduziu a magnitude do incidente e um conjunto de pressões aconselhando-o a tal pratica para se acautelarem mal entendidos.

O incidente institucional vai ter também um impacto directo sobre a própria dinâmica de IA na sua relação com os vice-governadores e administradores municipais de Benguela , onde o analista da RE prevê uma outra visão no seu relacionamento institucional.