Lisboa - Um cidadão português baseado em Joanesburgo,  Joaquim da Silva Augusto que na década passada prestou serviços ao regime  angolano escreveu uma carta aberta  ao Presidente José Eduardo dos Santos reclamando o incumprimento de dividas. 

Fonte: Club-k.net

Joaquim Augusto alinhou-se depois ao regime 

O referido cidadão é proprietário e piloto do avião que se despenhou na Jamba de Jonas Savimbi,  a 27de Setembro de 1989 e no qual o português João Soares (filho do antigo presidente Mário Soares) ficou gravemente ferido

Na carta enviada a JES, este piloto reformado menciona um encontro que teve no “Safari Hotel”,  na capital Namibiana em que foi  recebido pelo general Fernando  Miala  que lhe deveria marcar uma audiência com o também Presidente do MPLA.

Joaquim da Silva Augusto recorda ao Presidente que “o encontro com Sua Excelência, para o qual me convidaram, não se realizou. E nem uma explicação foi dada. Nos últimos anos, enviei ao Senhor Presidente varias missivas, pelos mais variados canais, por forma a tentar resolver o assunto do pagamento das vossas dividas e nunca recebi resposta alguma de V. Excelência.”

“Hoje, analisando bem as coisas a esta distancia, acredito que o Sr. Presidente e aqueles que lhe são mais próximos não tem, ou nunca tiveram, interesse em pagar o que os serviços encomendados me ficaram a dever, uma vez que essa era vossa pretensão inicial e depois porque deixei de ser útil à prioridade "vitalícia" do MPLA para Governar Angola”, deplorou.

Joaquim da Silva Augusto fala também de artigos de calúnias e difamação publicados recentemente pelo Jornal de Angola na qual acredita  terem sido orientados  pelo próprio  regime  para manchar o seu nome.

De acordo com o mesmo “no que concerne aos falsos artigos sobre a minha pessoa, publicados recentemente no órgão governamental, Jornal de Angola, por um jornalista de nome, Artur Queirós, devo dizer que estou certo de que o mesmo terá́ sido instruído para assim o fazer, escrever falsidades de há́ 25 anos”, escreveu lamentando que “o mesmo escriba chegou ainda ao cúmulo de acusar-me de envolvimento em negócios ilícitos de droga”

“Como é do perfeito conhecimento de V. Excia, tal acusação é falsa e deverá ter sido encomendada para algum fim pois, tanto quanto sei, a nossa sociedade comercial foi na altura criada com o objectivo de retirar o abastecimento de viveres à UNITA de Jonas de Savimbi, seu beligerante, para passar a abastecer as suas próprias Forças Armadas”, lembrou.

De lembrar que o diferendo  que este  cidadão português   Joaquim da Silva Augusto tem com o governo angolano levou com que em 2005, um tribunal sul-africano orientasse aprendido no aeroporto de Joanesburgo um Boeing 747 das linhas aéreas angolanas TAAG.

Na altura dos factos,  Joaquim da Silva Augusto alegava  em documentos apresentados à Justiça sul-africana que a empresa estatal angolana Sacilda (Sociedade Angolana de Comércio Internacional Lda.) lhe deve mais de 3 milhões de randes (cerca de 390 mil euros), que se recusava  a pagar apesar de condenada por um tribunal da Namíbia, país onde o queixoso residia e onde alegadamente a dívida deveria ter sido saldada.

Joaquim Augusto disse à imprensa, na altura,   que um tribunal da Namíbia lhe deu razão, em 1999, na queixa-crime que moveu contra a Sacilda, mas que o dinheiro em dívida nunca lhe foi pago.

 

 

{edocs}http://club-k.net/images/pdf/presidente-angola.pdf, 710, 600{/edocs}