Luanda  – O Fundo Soberano de Angola (FSDEA) divulgou  os seus resultados trimestrais de investimento, relativos ao período de 1 de Julho de 2014 ao 30 de Setembro de 2014. De acordo com o balancete do FSDEA publicado, o valor líquido do Fundo situou-se nos USD 4,95 biliões.

Fonte: FSDEA

O FSDEA investiu recentemente USD 1,1 biliões num fundo de investimento dedicado a projectos de infraestrutura baseados no continente africano, que se centrará em investimentos de capital nos ramos da energia, transportes e indústria a nível doméstico e ao longo da região Subsaariana.

“Hoje, os projectos comerciais no ramo da infraestrutura na África Subsaariana apresentam um potencial elevado, bem como resiliência contra os riscos frequentemente associados ao nosso continente. Acreditamos que a alocação de fundos no desenvolvimento deste tipo de activos permitirá ao FSDEA alcançar o seu objectivo de diversificar a sua carteira de investimentos de forma sustentável”, refere José Filomeno dos Santos, Presidente do Conselho de Administração do FSDEA.

O FSDEA investiu também USD 500 milhões num fundo de investimento centrado no ramo hoteleiro no continente africano, que visa aproximar a capacidade de gestão hoteleira aos padrões internacionais deste serviço no continente. Este veículo poderá duplicar a sua capacidade total de investimento através do recurso a alavancagem financeira.

Relativamente a alocação de capital a estes fundos de investimento, dos Santos refere que “A capitalização destas sociedades está em linha com a política de investimento do FSDEA de participar sectores que permaneçam protegidos contra a volatilidade dos mercados internacionais e ofereçam retornos sustentáveis e expressivos, que permitam a preservação do capital do Estado e benefício dos cidadãos nacionais.”

Acrescenta que, “Para além de gerar retornos sólidos, a lógica por detrás da criação destes fundos de investimento assenta no potencial que estes ramos detêm para a criação de emprego e rendimentos, que estimulam o desenvolvimento de novas redes comerciais e o crescimento das economias da região.”

No terceiro trimestre do ano, o FSDEA estabeleceu também uma secção dedicada a pesquisa, que definirá as bases para o desenvolvimento de uma plataforma nacional de informação sobre a actividade de investimento na economia Angolana. O estabelecimento desta secção visa melhorar a qualidade e quantidade de dados estatísticos disponíveis a nível doméstico e regional, colmatando as dificuldades enfrentadas actualmente pelos académicos, funcionários públicos e analistas na interpretação das especificidades do panorama de negócios do continente Africano. Ao estudar os fundamentos reais da economia Angolana, o FSDEA pretende gerar dados fiáveis, que possam servir de base para as suas decisões sobre investimentos domésticos, a avaliação dos padrões de rendimento e geração de emprego, bem como a compreensão da verdadeira dinâmica de uma economia africana, analisada a partir de uma perspectiva nacional.

Comentando sobre as atribuições desta secção, dos Santos refere que “Os dados estatísticos disponíveis sobre os países africanos no domínio público são limitados. Por este motivo, a geração de informações e análises sustentadas sobre o cenário actual de investimento permitirá aos nossos analistas prover dados cruciais para a efectuarmos decisões de investimento informadas. Acreditamos firmemente que o acesso a dados estatísticos fiáveis poderá catalisar o progresso sustentável da nossa sociedade”.

A secção de pesquisa do FSDEA é constituída por oito analistas que trabalham em cooperação com o Executivo e académicos especializados, com o intuito de produzir informações regulares sobre questões macroeconómicas e análises sectoriais específicas do País. Este trabalho permitirá ao FSDEA, aos decisores políticos, as agências governamentais e aos pesquisadores internacionais obter informações mais precisas sobre o panorama de investimentos em Angola, a terceira maior economia africana, e sobre a região Subsaariana.

“Esta nova secção representa o início de um projecto alargado do FSDEA, que visa promover investimentos sustentados e informados, para melhor alinhamento ao seu compromisso com a preservação do seu capital, a maximização dos seus retornos a longo prazo e desenvolvimento de projectos comerciais no ramo de infraestruturas, para benefício os cidadãos Angolanos”, conclui dos Santos.