Beijing - A Sociedade Nacional de Combustíveis de Angola (Sonangol) e o Banco de Desenvolvimento da China (CDB, na sigla inglesa) assinaram sexta-feira, nesta cidade, um acordo de financiamento de dois biliões de dólares norte-americanos.

Fonte: Angop

De acordo com uma nota de imprensa da petrolífera angolana a que a Angop teve acesso, “o financiamento chinês deverá suportar projectos de expansão da Sonangol no segmento do petróleo e gás”.

Foram signatários do documento o presidente do Conselho de Administração da Sonangol, Francisco de Lemos José Maria, e o presidente da instituição financeira chinesa, Zheng Zhijie.

O presidente do CDB, segundo a nota de imprensa da Sonangol, mostrou-se “bastante radiante com a parceria que o acordo consolida” e realçou a importância dos créditos que a sua instituição tem concedido à economia angolana desde 2008.

Ainda de acordo com a fonte, o responsável chinês enfatizou igualmente “o facto de Angola ser o segundo maior país” fornecedor de produtos petrolíferos à China.

Zheng Zhijie considerou o contrato assinado como uma nova linha de partida nas relações com a petrolífera angolana, ao mesmo tempo que augurou êxitos no futuro da relação de cooperação bilateral.

Por sua vez, indica ainda o comunicado, Francisco de Lemos José Maria sublinhou a importância dos financiamentos do CDB para a Sonangol, precisando, a propósito, que os mesmos “têm permitido a realização de projectos de grande monta na exploração de petróleo bruto, refinação e logística”.

A nota de imprensa acrescenta que o PCA da Sonangol realçou também que “o recurso aos referidos empréstimos serviu igualmente de suporte à petrolífera para a efectivação de alguns projectos governamentais, designadamente a construção de habitações sociais, que tornaram bastante visíveis a relação de cooperação entre as partes envolvidas no acordo ora firmado”.

O acordo terá a vigência de 10 anos, mas, segundo Francisco de Lemos José Maria, o documento abre grandes perspectivas a financiamentos de longo prazo, atendendo às apostas futuras da Sonangol, que, em 2015, iniciará a construção da Refinaria do Lobito, e que este ano deu o arranque a vários projectos de monetização de gás natural.

“O Banco de Desenvolvimento da China é a maior instituição financeira desse país, em termos de cooperação com o exterior, particularmente no que diz respeito à concessão de créditos”, realça a nota.