Luanda - Sinceramente não me tinha apercebido desta borrada do Secretário da JMPLA-Luanda o concidadão TOMÁS BICA ao desafiar os jovens Revolucionários para um debate sobre o estado da Nação e as Frustrações da Juventude Angolana que na visão da JMPLA Luanda na pessoa do seu nº1, são infundadas.

Fonte: Club-k.net

Esta manhã, inadvertidamente deslizei-me para curta consulta ao Club-k e deparei-me com este texto, não creio tenha a anuência de quem quer que seja da proa do BP ou do CC do MPLA.

Este enunciado peca por princípio, pelo conceito, pela forma, pelo conteúdo, pela intenção, e formaliza no seu prolongamento e na circunstância em que foi publicado o desconhecimento da ciência política por parte de quem o pronunciou, ou a sua distração quanto a praxis do quotidiano imposto e vigente em Angola, salvo esteja contido no conjunto de provocações para incitar os angolanos a excitação, desta feita sim! Revolucionária. Digo desta feita sim porque sabemos todos que desde 2002, nenhum tipo de revolução se evidenciou em Angola, nem fria, tãopouco quente. O que se tem feito são exercícios pacíficos que as forças de repressão deste Estado têm respondido a ferro e fogo como foi o acto cobarde contra a uinversitária Laurinda Gouveia que muitos noutras paragens identificaram como um acto de agressão sexual por parte dos comandantes.

Então os concidadãos “Angolanos” da JMPLA aplaudem os maus tratos, os assassinatos, envenenamentos, espancamentos, raptos, os despejos de famílias, as políticas erradas de Ensino e Formação Superior, a falta de emprego, a falta de tudo a que a juventude assujeitou-se e quanto ao extremamente abstracto e quão despesista “Projecto de Reconstrução Nacional do General Kopelipa” não proporcionou a este humilhado, mas generoso e paciente povo no âmbito da Boa-governação para o Bem-estar equiparado e equilibrado?

Só posso crer: esta saída infeliz de Tomás Bica seja mais um mote de diversão com vista a desviar as atenções dos angolanos do essencial que é sim a Mudança de Regime. O Governo reprime até as moscas; isto é uma evidência e Tomás Bica não tem o desplante de dizer ‘Não’.

Os países na esteira de Angola, “Autoritários e Diatatoriais, assentes em Nepotismos ou oligarquias”, são os mais atrasados e seus povos os mais desprezados no mundo.

Tomás Bica pecou porquê?

- O responsável da juventude, creio, como angolano e jovem como os outros que é, não está alheio as privações de todo o tipo de liberdade, salvo as fictícias; não está alheio aos desrespeitos intencionais e violações grosseiras a Constituição e suas derivantes; não está alheio por exemplo a Lei do Bastão e do Terror que transformou em atormentados até das suas próprias sombras, todos os angolanos a partir dos próprios responsáveis do MPLA, desde o BP, o CC passando pela JMPLA Luanda; não está alheio às práticas de Extorsão violenta dos bens do Povo, como são as invasões de terrenos, a Cultura da Corrupção, as perseguições veladas e outros males que enfermam Angola e justificam muito mais do que aquilo que os REVUS ou os partidos políticos têm feito.

Ir a favor destas práticas repressivas, discriminatórias e hediondas é também crime, é como se diz na gíria popular: “Gozar com a cara ‘das gentes”. Discriminatórias porquê? – Pois confirma-se com esta blasfémia de Tomás BICA que os camaradas do MPLA têm um tratamento diferenciado privilegiado, daí verem Angola com outros olhos. Querer dizer que os jovens lúcidos estão a ser influenciados pelos partidos da oposição é outro contrassenso não permissível a um dirigente da estirpe de Tomás BICA. Por outras palavras o dirigente da JMPLA Luanda quer dizer que a sociedade civil não tem espaço de reivindicação e está proibida de fazer uso dos preceitos inalienáveis de Liberdade, conforme à própria Cosntituição Angolana nos mais diversos artigos, alineas, decretos e Diabo Oito! Afinal tudo não passa de Maquiavelismo?

Tomás BICA e todos os outros confrades angolanos no MPLA deveriam se consciencializar de uma vez por todas: Não é belo prazer da plebe angolana professar o debalde de acusações e reivindicações, e ‘atentar’ manifestações. Tirando o Tomás BICA e alguns apaniguados, a grande maioria dos 22 milhões sente na carne e na alma os efeitos desta falta de humanismo do nosso Governo. As oportunidades de expressão, os meios que utilizou, as liberdades, etc. de que goza Tomás BICA, só os do MPLA têm. Angola vai mal, é uma certeza e cada vez pior se atendermos a desproporcionalidade de critérios e oportunidades, como é o caso agora deste repto lançado quando BICA tem a certeza absoluta que os órgãos de comunicação não podem aceder e se sim, não o farão nos moldes canônicos.

Depois de tudo isso, cabe-nos exigir nesta onda o tal debate, e na lógica de Adolfo Campos, que seja com aqueles que têm o Alfa e o Ômega da decisão – o Sim e o Não; o Princípio e o Fim últimos. Mas quem, se nem sequer os deputados são tidos e achados; pelo contrário, são considerados rebeldes e arruaceiros no Parlamento?!           

  Félix MIRANDA