Luanda - Carlos Mariano Manuel, médico, foi eleito sábado, em Luanda, presidente da Liga Africana , com 74.35 porcento dos votos, numa lista única de novos órgãos sociais, sufragada polos sócios, reunidos em Assembleia- Geral.

Fonte: Angop

Carlos Mariano Manuel é médico especialista em patologia humana, professor titular da Universidade Agostinho Neto e docente convidado em algumas universidades europeias, tendo no seu currículo dirigido institutos académicos e sanitários no país.

Durante o encontro, foram igualmente eleitos três vice-presidentes, nomeadamente Carlos Alberto Ferreira, Maria Arlete Jardim e Maria Cristina Ataíde Pinto.

Para secretários gerais e adjunto da Liga foram eleitos Victor de Jesus Fortes e David Manuel Martins, respectivamente, enquanto Judith Cirilo de Sá para o lugar de tesoureira.

A Assembleia- Geral conta agora com Maria da Lomba como presidente e Rosa Araújo, vice-presidente, enquanto no Conselho Fiscal e Jurisdicional ficou como presidente António de Oliveira Madaleno que será coadjuvado por Filomeno Vieira Lopes.

O presidente cessante da Mesa da Assembleia, Lopo Fortunato Ferreira do Nascimento (na foto), apelou, no seu discurso, à nova direcção para privilegiar a assistência às populações e a realização de acções concretas no âmbito do programa social da instituição.

Por outro lado, Lopo do Nascimento lamentou os constrangimentos ainda vigentes relativos à sede da Liga, tendo também manifestado a sua disponibilidade para continuar a ajudar na mobilização de vontades para o financiamento de projectos concretos para o benefício dos círculos sociais menos favorecidos da população.

A Assembleia-Geral decorreu num ambiente de elevado civismo, transparência e democracia, o que permitiu a revitalização do compromisso dos membros da Laasp para com a sua visão social no país.

A Liga África ém uma instituição sucessora da Liga Nacional Africana, fundada em 1930, tendo sido a principal organização de valorização social e cultural dos angolanos e também a base da consciencialização do nacionalismo e de nacionalistas angolanos.