Lisboa –  Tchizé dos Santos dispensou lugar VIP, no recente  congresso extraordinário do MPLA, optando por se sentar junto ao grupo de delegados que representavam a província de Luanda, onde a mesma milita.  Já o seu irmão, Filomeno dos Santos e  esposa  sentaram nos lugares VIP da  primeira fila ao lado da Primeira Dama,  Ana Paula dos Santos.

Fonte: Club-k.net

Dentre os filhos do PR, a deputada Tchizé dos Santos é única a quem os militantes do MPLA reconhecem como alguém que esta a fazer carreira política cumprindo e respeitando  as etapas necessárias. Faz parte da OMA- Organização da Mulher Angolana   e  integra o Comité de Acção do Partido (CAP), 15 do bairro Alvaldade.  Apresenta-se também  nas campanhas eleitorais do partido, tanto em 2008 como em 2012.

É  pelas bases que Tchizé foi   indicada para ascender as listas de deputado a Assembleia Nacional da qual integra.  

Os  seus irmãos, revelam-se poucos inclinados  ao partido. Isabel dos Santos a primogénita já declarou em entrevista a Finantial Times, sobre a sua desligação partidária.  Esteve presente neste congresso e aparece  circunstancialmente em alguns eventos ao qual é convidada como integrante da classe empresarial.

“Percebo o que quer dizer mas, como disse, não faço política. Faço negócios e não sou política. Tive sentido para os negócios desde muito nova. Vendia ovos quando tinha seis anos”, disse a Finantial Times.

O varão José Filomeno dos Santos “Zenu” encontra-se na mesma condição. Os militantes desconhecem em que CAP milita razão pela qual reagem mal  quando surgem rumores apresentando-lhe como futuro  sucessor presidencial, em Angola.

Zenu dos Santos Já foi visto num acto  da JMPLA, na qual clarificou que se encontrava na condição de convidado. Há poucos meses  disse em Londres que a política não era sua prioridade e que preferia mnter-se no sector financeiro.