Luanda - Uma cidadã angolana, conhecida por tenente Kikas, que viveu mais de 17 anos em Londres, regressou ao país há pouco mais de dois anos, e foi promovida a tenente das Forças Armadas Angolanas, colocada no Estado Maior do Exército.

Fonte: Club-k.net

A cidadã, desertara das FAA com a patente de aspirante, na altura em que emigrou para a Europa, depois dos Acordos de Lusaka, de 1994. Regressou, apresentou-se ao general Lúcio do Amaral, chefe do Estado Maior do Exército, que a reenquadrou.

Definida na Lei dos Crimes Militares (Lei nº 4/94), a deserção é um crime previsto e punido com uma pena de prisão maior de dois a oito anos.

Para além de ser promovida, a tenente Kikas escreveu ao general Lúcio do Amaral a solicitar o pagamento de salários no valor equivalente a US $97,000 pelo tempo em que esteve na Inglaterra como desertora. O seu pedido foi prontamente atendido.

A tenente Kikas tem estado a trabalhar, há já um ano, na região Militar Centro, no Huambo, no Centro de Operações do Exército.

O mal-estar deve-se ao facto do mesmo general Lúcio do Amaral estar a promover o afastamento de muitos oficiais e soldados por alegadas faltas injustificadas, de mais de dez dias. São logo considerados como desertores e afastadas do exército, sem salários ou pensões.