Lisboa  -  O Director-Geral do  Serviço de Inteligência Externa (SIE),  André de Oliveira Sango (na foto)  está em vias de ordenar formalmente  o regresso de um operativo da instituição, o  brigadeiro  João Maria Teixeira Fortes “Filo” que se encontra baseado na capital portuguesa, Lisboa. 

Fonte: Club-k.net

João  Fortes “Filo”  - que chegou esta quarta-feira (24)  a Luanda para a quadra festiva -  deverá regressar definitivamente ao país, no próximo ano,  no seguimento do termo da sua missão de trabalho em Portugal. 

Antes de ir trabalhar em  Lisboa,  o brigadeiro “Filó”  desempenhou até 2011,  as funções de   chefe da Direcção América e Oceânia (DAO) do Serviço de Inteligência Externa (SIE), tendo sido rendido  por  Daniel António Rosa.

A sua exoneração do cargo de chefe da DAO terá sido por motivos de saúde (Leucemia) que levou o DG André Sango  a despacho-lo  para Lisboa de modo a receber tratamento médico.  Ao mesmo tempo,  decidiu-se que enquanto ele permanecesse na capital portuguesa passaria a ser o “chefe  do posto”, que é um  “virtual” gabinete de Estudo (Gabest) que as embaixadas angolanas acolhem de forma sigilosa  e que  são dirigidos por um quadro do SIE sob corbertura diplomática.

Porém, junto as autoridades portuguesas, o regime de  Luanda, declarou que  João Maria Teixeira Fortes operaria na sua missão diplomática como Ministro Conselheiro do sector económico. 

Formado em económica, o brigadeiro  João Maria Teixeira Fortes é um dos mais categorizados  quadros do SIE. Tem a reputação de ser estratega e especialista em analise económica. Antes de ocupar cargos de chefia na Inteligencia Externa, esteve como diplomata em Washington e em Nova Iorque.