Lisboa – O Juiz Carlos Baltazar do Tribunal Provincial de Luanda está a ter   serias dificuldades em convocar  o tenente-general José Peres Afonso “Filó", para  prestar esclarecimento, em sede de justiça,   sobre a morte do activista  Isaías Cassule, do qual esta implicado.

Fonte: Club-k.net 

General “Filó” não responde as convocatórias 

O tenente-general José Peres Afonso “Filó” é  o  chefe da Direção Principal de Contra-Inteligência Militar e é geralmente apresentado  como o “braço directo”,  do general António José Maria (na foto), o patrão do Serviço de Inteligência e Segurança Militar.

Sendo um  oficial general, a sua convocação,  deve ser requisitada  e por sua vez o seu superior hierárquico tem de aceitar a mesma. Desde que começou o julgamento em torno do assassinato dos dois activitas (Isaías Cassule e Alves Kamulingue), o Juiz tentou sem sucesso  pedir a comparência do general em Tribunal. O Club-K sabe que muito recentemente, foram emitidas requisições para que o mesmo se apresente em tribunal, no próximo dia 8 de Janeiro.

Quer dizer que se o general José Maria não quiser  que o seu braço direito responda em Tribunal, o mesmo não  ira comparecer  ficando-se sem saber a sua versão no crime que tirou a vida de Isaías Cassule. 

José Peres Afonso “Filó  esta no processo como declarante. Ele foi recentemente citado em Tribunal, pelo réu  Júnior Maurício  “Cheu”,  então responsável do  Gabinete Tecnico do MPLA, como o general que comandou este grupo de repressão do partido no poder  a raptar Isaías Cassule, que falecera na sequencia de tortura. O seu corpo foi atirado numa zona abitada por jacarés no rio Dande.