De acordo com Egídio de Sousa e Santos, que falava na abertura de um seminário sobre a reforma do sector de segurança no continente, a decorrer na capital congolesa, esta é uma das condições para a modernização institucional e instauração de uma governação transparente e melhor aceite.

O responsável da Comunidade Económica dos Estados da África Central sublinhou igualmente que a instituição também pode jogar um papel eficaz na antecipação contra as ameaças à segurança.

Segundo Egídio Sousa e Santos, as evidências actuais demonstram que estas instituições são muito fracas, insuficientemente organizadas, faltando-lhes o profissionalismo e os meios, tendo igualmente perdido a confiança das populações.

O evento, organizado pela Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC), visa sensibilizar os países membros sobre a importância da boa governação dos serviços de segurança nesta sub-região. O seminário tem a duração de três dias e é apoiado pela União Europeia e da República Democrática do Congo, país que assume a presidência da organização regional.

Entre os temas a serem debatidos, constam o papel das instituições e dos serviços de segurança, sua missão, forma como devem ser estruturadas, as suas relações com a autoridade política e com a instância parlamentar, as condições do seu profissionalismo, sua deontologia, entre outros. Na 13ª conferência de Outubro de 2007, os Chefes de Estado e de Governo haviam decidido fazer da paz e da segurança a primeira prioridade da Comunidade Económica dos Estados da África Central.

Fonte: Jornal de Angola