Luanda - As antigas notas da família do Kwanza, da série 1999, deixam de circular hoje (dia 31 de Dezembro de 2014), encerrando assim um ciclo de 15 anos.

Fonte: Angop
Moeda.jpg - 57.63 KBOs padrões internacionais recomendam que uma série de nota deva circular ao máximo sete anos. Mas as antigas notas da família do Kwanza fizeram todo este tempo, devido a problemas conjunturais.

Dos seis biliões de notas de kwanzas emitidas, quatro biliões de notas já foram recolhidas pela entidade Emissora - Banco Nacional de Angola (BNA).

A partir desta quarta-feira, as notas da série apenas serão aceites nos bancos comerciais. De 1 de Janeiro 2015 a 30 de Junho de 2015, as notas da família do Kwanza de 1999 poderão ainda ser depositadas nos balcões dos bancos comerciais.

A partir de 1 de Julho de 2015 até 31 de Dezembro de 2019 decorrerá o processo de substituição das notas antigas, por igual valor em notas da nova família do Kwanza denominada “Série – 2012”.

O referido processo vai decorrer nos serviços centrais do Banco Nacional de Angola e suas delegações regionais, ou outros pontos que venham a ser indicados oficialmente pelo banco central.