Luanda - O ministro da comunicação social, José Luís de Matos revela-se impune em  rescindir  um acordo  firmado pela sua antecessora Carolina Cerqueira que força o ministério a pagar mensalmente  cerca de 200 mil dólares americanos  pelo arrendamento do imóvel onde aquela instituição funciona desde 2010.

Fonte: Club-k.net

A intenção de rescindir  o referido acordo é internamente justificada pelo facto de o  ministro da comunicação social, não ter necessidade de arrendar instalações para funcionar  a uma vez que tem a sua própria  sede  na Rua Garcia de Orta 54, ao bairro dos combatentes em Luanda.

A transferência do Ministério da comunicação social para a actual sede “arrendada”  aconteceu tão logo a então ministra Carolina Cerqueira ascendeu o cargo de titular da pasta. Ela teria se recusado  trabalhar no edifício da antiga sede  onde trabalharam os antigos ministros  sob alegação de que o seu antecessor Manuel Rabelais teria usado o gabinete para finalidades improprias.

O edifício onde o  ministério  passou operar  citua-se  na Maianga, nos arredores da sede do Serviços de Inteligência e Segurança de Estado (SINSE).  Foi arrendado das mãos de um general do regime, identificado  como integrante  do circulo de amizade da então Ministra Carolina Cerqueira.

As  dificuldades  com que a actual direção do ministério da comunicação   estaria a ter para terminar o acordo de arrendamento tem haver com uma das cláusulas que firma ao acordo para um período de 10 anos.  Por outro lado, há suspeitas segundo as quais  os protagonistas do acordo terão beneficiado   de alguma comissão ao assinar este  negocio.