Luanda - O IV Congresso Ordinário da Frente Nacional de Libertação de Angola (FNLA) vai realizar-se de 25 a 28 do mês em curso, na capital angolana, anunciou nesta terça-feira, o presidente daquele partido, Lucas Benghy Ngonda.

Fonte: Angop
Militantes da FNLA marcham em homenagem aos antigos combatentes Segundo o político, que discursava durante uma reunião do comité central do partido, todos os passos foram já dados em torno da realização do evento, que vai reunir delegados de todas as províncias do país.

Relativamente à reunião do comité central, explicou que visa a preparação de questões internas a submeter ao congresso, destacando-se a revisão de certos instrumentos reitores da vida do partido, assim como as estratégias sobre os futuros desafios na vida política nacional.

Segundo a fonte, a FNLA deve sobreviver “às intempéries do tempo”, daí a necessidade de servir o partido de forma justa e consistente para as gerações futuras, assim como adaptar o partido aos novos tempos e sobreviver contra as “armadilhas dos seus adversários políticos”.

A FNLA nasceu a 27 de Março de 1962, da fusão de duas formações políticas angolanas da altura, designadamente a União das Populações de Angola (UPA) e o Partido Democrático de Angola (PDA).

Divergências entre os seus principais dirigentes fragmentaram a FNLA em duas alas opostas, que passaram a disputar a liderança da organização, desde 1998.

Hoje, a FNLA detém dois assentos no parlamento angolano (Assembleia Nacional) fruto das eleições gerais de 31 de Agosto de 2012, o terceiro escrutínio multipartidário na história do país, desde a sua ascensão à independência, em Novembro de 1975.