Namibe - A UNITA promoveu na passada segunda-feira, (5 de Janeiro de 2015), um acto de homenagem a cerca de 900 pessoas assassinadas na província do Namibe, pouco depois das eleições gerais de 1992.

Fonte: UNITA

ImageSegundo fontes orais, o bárbaro acto teve lugar no dia 5 de Janeiro de 1993.

Segundo a UNITA, um dos principais partidos concorrentes nas primeiras eleições no país, os 900 Angolanos mortos são seus militantes, amigos, simpatizantes, mas também angolanos que mesmo sendo de outros partidos políticos identificavam-se com a mensagem do Galo Negro, que apregoa desde a sua gênese, um estado democrático e de direito na prática.

Foram depositadas coroas de flores sobre as inesquecíveis valas comuns em que foram lançados os corpos dos assassinados, com destaque aos municípios do Namibe e do Tômbwa.

O Secretário Provincial da UNITA, Ricardo Ekupa de Noé “Tuyula”, que encabeçou o acto de homenagem, condenou tais acções e apelou a convivência na diferença, como única via de evitar que erros do passado se repitam.

O dia 5 de Janeiro de 2015 foi também marcado pela missa dirigida pelo Bispo Dom Dionísio Hissilenapo, na Paróquia de Santo Adrião, em que apelou ao amor entre os homens, mensagem aplaudida pelos participantes da missa.