Luanda - O director do Gabinete de Educação do Governo Provincial de Luanda (GPL), André Soma, advertiu que os funcionários das escolas do primeiro e segundo ciclos do ensino que forem apanhados a cobrar valores monetários em troca de matrículas são responsabilizados de forma disciplinar e criminal.

Fonte: Angop

André Soma disse à Angop que a Direcção da Educação em Luanda vai colocar em campo 110 inspectores para fiscalizar todo o processo de matrículas e reportar eventuais irregularidades para os devidos efeitos. André Soma reafirmou não existir nenhuma orientação para cobranças de matrículas nas escolas públicas do primeiro e segundo ciclos de Ensino, mas admitiu existirem funcionários com tendências de "criar dificuldades para vender facilidades". Eles que "não façam isso, por favor", pediu André Soma, que aconselhou os pais e encarregados de educação a fazerem as matrículas dentro do circuito legal, rejeitando supostos favores em troca de dinheiro.

"Já recebi denúncias anónimas de que há funcionários que estão a cobrar cerca de mil dólares para as matrículas e dois mil para candidaturas a concurso público de admissão de professores", revelou o director do Gabinete de Educação do Governo Provincial de Luanda. André Soma apelou aos responsáveis das escolas, encarregados de educação e os pais para colaborarem com os órgãos fiscalizadores - os inspectores da Educação e as Administrações Municipais - e a Polícia Nacional. Para o ano lectivo 2015, a província de Luanda tem disponíveis mais de 40 mil novas vagas, no ensino não universitário. Durante o ano passado, foram construídas nos municípios e distritos de Luanda 15 escolas, no âmbito do Programa de Investimentos Públicos. As vagas são maioritariamente para a iniciação, primeira classe, sétima e décima.

O ano lectivo 2015, a nível de Luanda, abre oficialmente a 30 de Janeiro e as aulas começam no dia 2 de Fevereiro.

O ano lectivo é dividido em três trimestres, com a duração de 173 dias efectivos cada e termina a 18 de Dezembro.

Luanda conta este ano com mais três mil novos professores, admitidos por concurso público em 2014. O gabinete da Direcção Provincial da Educação possui mais de 37 mil funcionários.