Benguela - O Engenheiro Isaac Maria dos Anjos quer afastar para bem longe todas as zonas cinzentas à volta da sua governação. Uma das medidas, tendente a polir a sua imagem, reside no apoio à prata da cada (empresas), há muito preocupada com o privilégio dado a operadoras que vêm de outras paragens

Fonte: Club-K.net

Distribuição de oportunidades

Inúmeras vezes criticado devido à forma como são distribuídas as oportunidades de negócios, o governador de Benguela, Isaac dos Anjos, parece ter ‘quebrado o gelo’, num encontro de concertação com pequenos e médios empresários, há uma semana, ao garantir mais atenção a operadoras locais. Tratou-se, para lá de um sinal de mudança na maneira de agir, do início de uma correria em direcção ao resgate do seu capital político, manchado na sequência da polémica que deu lugar ao pedido de desculpas públicas. É certo que Isaac dos Anjos terá assegurada a continuidade, mas, como que a juntar o útil ao agradável, pretende voltar à fase em que recebeu de JES uma injecção de confiança, governando sem zonas cinzentas.

Para o efeito, segundo fonte do Governo Provincial, nada melhor do que a confiança de gente influente no MPLA e com alguma aceitação junto da opinião pública, como são os casos dos empresários que chamou.

O encontro, realizado na Baía Azul, longe dos olhares próprios da sede da província, contou com a participação de Júlio Cordeiro ‘Túlio’, o homem forte do Comité de Especialidade dos Desportistas, afastado do negócio do lixo, e de Belito Xavier, um velho mobilizador eleitoral. Estiveram ainda Miguel Máquina, Áuser Bechimol Marco Cohen e Dinho Simões.

De acordo com a mesma fonte, o passo seguinte será a realização de encontros com o Gabinete de Estudos e do Plano, GEP, visando a identificação de necessidades no domínio das oportunidades de negócios.

 Apelo à equidade na hora da divisão

Foram quase cinco horas de conversa, com o governador a reafirmar que o empresariado local, incluindo o jovem, tem uma palavra a dizer, esclarecendo que as oportunidades não serão apenas para empresas da linhagem de uma Horizonte Global.

A fonte do Governo avançou que os empresários deixaram a zona turística da Baía com a sensação de que as metas podem representar valor acrescentado para a província de Benguela.

Cientes de que o lema do MPLA exige equilíbrio na distribuição de empreitadas, os pequenos e médios empresários não só elogiaram as perspectivas de Isaac dos Anjos, agora ‘detentor de políticas inclusivas’, como também salientaram que é preciso ‘olhar para todos’. Neste frente-a-frente, foram feitos rasgados elogios ao programa de reabilitação de estradas periféricas e ao investimento que salvou o vale agrícola do Cavaco do cenário de secura.