Alemanha - Quando fui criança tinha muita mania de brincar com gatos , e o momento mais triste que uma vez vivi nessa brincadeira , foi quando meti um gato num balde de água fria para dar-­lhe um banho.

Fonte: Club-k.net

O gato saltou de tal maneira que eu nunca tinha visto ao ponto que apanhei um grande susto e depois de alguns anos acabei por perceber que finalmente os gatos principalmente quando escaldados têm sempre medo da água fria.

Mas por uma gestão de respeito , consideração e admiração que tenho pelo potencial em termos de qualidade de quatros que a UNITA tem se calhar seria mais justo comparar o seu comportamento dos dias de hoje , como a de uma ceita religiosa que passa vida inteira pregando a paz esperando por uma bença de Deus e milagres que não acontecem do que com um gato escaldado.

Os dirigentes da UNITA me parecem não acreditarem nas suas qualidades , possibilidades e competência para gerirem o país muito melhor do que JES e sua povoação de figuras decorativas obedientes que quando não abanam á cabeça ou o cú , levantam o dedo para o ar.

A UNITA já tinha tempo de perceber que os discursos doces de Samakuva, Alcides Sakalas e outros tantos que considero como verdadeiras e autenticas máquinas demolidoras na hora de sensibilizarem á nação para actos de grande nobreza , aos poucos esses discursos começam á ter um sabor amargo para muita gente.

Dai o aumentar galopante de gente que cada vez mais vai deixando de acreditar na UNITA como capaz de fazer frente ao regime e força­lo á abandonar o poder já que de outra maneira é pura ilusão.

Já não são poucas as pessoas que partilham justa ou injustamente da ideia do mais velho Makuta Nkondo , quando diz que a UNITA foi domesticada , comprada , vendida ou que não passaria de cú , se a oposição fosse o corpo humano.

Não será que a exagerada seriedade com que a UNITA tem levado á apetência do regime angolano em manter o controle da sociedade através da força das armas imponto o medo tem impedido este partido politico da oposição angolana em mostrar tudo que é capaz ?

Este excesso de cautela e medo de que sejam acusados em querer uma nova guerra está a ser não só contra­produtivo como tem sido aproveitado criminosamente á seu bel ­ prazer pelo regime que se dá ao luxo em considerar a oposição como uma espécie de cães que ladrão e não mordem .

E se há cada vez mais gente que acusa a UNITA de estar a fazer o jogo do regime , em ser um partido de resignados e cheio de medroso é porque realmente está a ser contra­produtivo os seus sermões em nome de uma paz , que uns querem e respeitam enquanto outros fazem dela a sua fonte de inspiração para atitudes ainda e cada vez mais humilhatórias contra os que não alinham.

Eu compreendi muito bem quando uma vez Samakuva disse ­nos em Berlin de que só existe um único bicho no mundo capaz de se atirar contra o fogo explicando­nos de forma tão simples e simpática muito ao seu jeito , as caracteristicas deste bicho que existe especialmente no sul de Angola .

Samakuva com isto queria dizer­nos que o regime angolano que ele bem conhece , não está para brincadeiras e que vai atirar sempre para matar e que ninguém na UNITA está disposto á seguir o exemplo do bicho que se atira contra o fogo .

Eu pergunto ; e assim como é que ficamos ?

CADA VEZ ACREDITA­SE CAVEZ MAIS NUM NOVO TIPO DE GUERRA COMO UNICA SAÍDA PARA ANGOLA

Repito , muito embora a UNITA tal qual a maioria dos angolanos não são por uma nova guerra e ainda bem que é assim , mais cada vez mais acredita­se que será a única saída para a situação que Angola atravessa

E afirmo isto porque nos ultimos tempos sempre que ligo para Angola para matar saudades batendo um papo mesmo que de kaxexe com algumas velhas glorias do MPLA antigos companheiros de farda hoje vivenciado o doloroso momento de amargura porque se sentem abandonados dizem em coro como se estivessem a cantar o hino nacional ;

Que a unica saida para Angola passa necessariamente e para mal dos pecados por uma nova guerra .

Motivo ( 1 ) ­­ Porque Dos Santos perdeu o controle da situação , pensa que governa mais na realdade não consegue controlar absolutamente nada .

Motivo ( 2 ) ­­ Porque a oposição não consegue e jamais consiguirá pela via do diálogo aberto . franco e frontal forçar as mudanças necessárias que se pretende para bem de Angola e de todos os angolanos .

Motivo ( 3 ) ­­ Porque é a unica forma eficaz para se pôr fim a desgovernação do país , se prender a bandidagem que desgoverna o país e arrastá­los todos juntos para um julgamento em maça ja que está mais do que provado que são todos criminosos.

Somem os escandalos , os assaltos aos cofres publicos , os negócios dubiosos de Ana Paula , governantes e as contas no estrangeiros de quase todos os chamados tubarões intocáveis.

Será que a UNITA vai continuar a assistir e responder esta onda de abusos . matanças e roubalheira das nossas riquezas com o silencio apenas porque não quer ser o bicho que se atira contra o fogo ?

 

Sendo isto não seria melhor que a UNITA se transformasse nunca ceita religiosa e assim os seus militantes , simpatizantes e grandes amigos como eu , nos contentaríamos com alguns sermões em nome de Deus por uma paz , mesmo sendo essa igualmente uma farsa ?

Na minha opinião pessoal a UNITA é sim capaz de fazer muito mais do que aquilo que tem feito , só que vive muitos anos preso e agarrado em demasia ao fantasma do medo em ser acusado de querer uma nova guerra.

Os factos nos mostram claramente e só não os vê quem não quer , de que se há em Angola algum partido que jamais aceitará uma nova guerra armada , este partido é a UNITA e digo isto porque converso com muita gente deste partido que me merece credibilidade .

Uma nova guerra só pode interessar ao MPLA que se recusa á ouvir as justas reclamações do povo quando se manifesta pacificamente e acaba por ter como resposta os assassinatos , os raptos , a tortura , as prisões arbitrárias e todo tipo de humilhações que provam que essa é uma das suas armas para se manter num poder conseguido através de fraudes eleitorais que se repetirão por muito mais vezes enquanto não haver os tais bichos que aceitam atirarem ­se contra o fogo.

E fazer oposição ignorando todos os trunfos que se tem nas mãos para ser alternativa ao poder num país governado tão brutalmente por umas poucas dezenas de angolanos e estrangeiros apostados em açambarcar as nossas riquezas , é uma grande falta de respeito e consideração aos tantos angolanos que morrem quase todos os dias por quererem um país igual para todos .

Como é que a UNITA quer honrar os nomes de tantos dos seus militantes, simpatizantes , amigos e não só que têm sido mortos e acredito continuarão porque nada nos prova o contrario , com essa postura ?

Mesmo a UNITA tendo ou não um plano B para Angola e a maioria dos angolanos serem contra uma nova guerra e ainda bem , temos que ser sinceros e reconhecer que este partido por aquilo que tem em termos de qualidade humana , competência e espírito patriótico poderia ter feito mais.

Por exemplo , porque não organizar mega manifestações por todo o país , juntando os milhões que tem conseguido fazer , quando organiza os seus comícios no sul de Angola ?

Muito embora signifique correr um grande risco confiar em demasia num povo que vive perto de 40 anos totalmente manipulado e educado á pensar com a barriga , mesmo assim acho que a UNITA já deveria ter mudado a sua estratégia de luta para provar aos angolanos que de facto está presente para libertar Angola das mãos dos novos colonizadores.

Fórum Livre Opinião & Justiça

Fernando vumby