Luanda - As vendas semanais de divisas do Banco Nacional de Angola (BNA) aos bancos comerciais desceram para menos de metade na última semana, com a taxa de câmbio a renovar máximos de vários meses.

Fonte: Lusa

Dolores.jpg - 45.09 KBDe acordo com o relatório semanal sobre a evolução dos mercados monetário e cambial, divulgado nesta segunda-feira pelo BNA e a que a Lusa teve acesso, o banco central vendeu 159 milhões de dólares (137 milhões de euros) em divisas, entre 12 e 16 de Janeiro.

As vendas à banca comercial angolana foram realizadas a uma taxa média de referência do mercado cambial interbancário de 103,995 kwanzas (87 cêntimos de euro) por cada dólar, que desde Novembro não pára de subir.

Na semana anterior, as mesmas vendas tinham-se cifrado em 350 milhões de dólares (300 milhões de euros), confirmando assim o cenário de dificuldades no acesso a divisas em Angola, devido à quebra na cotação internacional do barril de petróleo.

Consultas feitas pela Lusa em alguns bancos de Luanda, nos últimos dias, resultam na praticamente generalizada impossibilidade de fazer levantamentos de dólares ao balcão, no imediato, com os clientes a recorrerem ao mercado informal, para obterem divisas.

Em todo o mês de Outubro, antes da taxa de câmbio disparar – então a menos de 100 kwanzas por dólar – o BNA vendeu directamente aos bancos comerciais, excluindo assim as compras dos bancos aos clientes, 1530 milhões de dólares (1318 milhões de euros) em divisas.

Angola é o segundo maior produtor de petróleo na África subsaariana a seguir à Nigéria, actividade que representou no ano passado 76% das receitas fiscais do país.