Luanda - A diamantífera australiana Lucapa Diamond Company garantiu um financiamento de 15 milhões de dólares para a modernização da exploração na região do Lulo, província de Lunda Norte.

Fonte: Lusa
diamantes-angola.jpg - 67.63 KBDe acordo com uma informação agora disponibilizada pela empresa, em causa está um plano de modernização que prevê melhorar em 150 toneladas por hora o tratamento (em bruto) feito na exploração e melhorar a recepção de cascalho molhado, durante os meses de chuva.

O investimento envolve ainda a aquisição de tecnologia de para "aumentar a capacidade e optimizar a recuperação de diamantes" entre o cascalho processado na fase 1 do aluvião do Lulo.

Esta operação de financiamento internacional, a 12 meses, deverá estar concluída dentro de 40 dias, explica a diamantífera australiana.

Na mesma informação, o director-executivo da Lucapa Diamond Company, Stephen Wetherall, descreve a nova fase do investimento como "emocionante" e "importante" para o desenvolvimento da exploração do Lulo.

Em Junho último, a Lucapa Diamond Company anunciou a existência de um importante campo de diamantes na nova exploração, igualmente na região do Lulo.

De acordo com informação da empresa, a prospeção permitiu confirmar o potencial diamantífero no kimberlito Se251, naquela concessão, depois de recuperados quatro diamantes, de diferentes dimensões, entre as primeiras amostras analisadas.

Com uma superfície de aproximadamente 220 hectares, a área potencial de prospeção da denominada Se251, segundo a empresa, será o "maior" campo de kimberlito (espécie de rocha magmática com diamantes) identificado na concessão de Lulo, na província angolana da Lunda Norte.

A concessão de 3.000 quilómetros quadrados, cujos direitos de exploração foram prorrogados em Março de 2013 pelo Governo  por mais dois anos, até Junho de 2025, pode acolher um grande campo de kimberlito e está localizada a cerca de 150 quilómetros a oeste da mina de diamantes de Catoca, a maior produtora nacional e a quarta maior do género no mundo.

Dados da indústria diamantífera mundial apontam Angola como quinto maior produtor de diamantes, mas a sua produção representa apenas 8,1 por cento do valor global mundial. Depois do petróleo, os diamantes são o segundo principal produto de exportação de Angola, cifrando-se em 10 milhões de quilates em 2014.