Luanda - Hoje falar de oposição, apesar de “desindinheirados” (leia-se sem dinheiro), representa na verdade falar do único partido vivo extra parlamentar Bloco Democrático, dos descuidados jovens revolucionários deveras corajosos sem me esquecer de citar alguns intervencionistas políticos que agem a contra ponto aos subversivos achaques da politica diversionistas do MPLA.

 

Fonte: Club-k.net

ALGUÉM VIU POR AÍ A UNITA?

Pretendo citar os corajosos políticos como o sempre presente dr Marcolino Moco antigo primeiro ministro da republica, assim como os ativistas marcantemente oposicionistas aos desmandos protagonizados pelos predadores do erário publico nacional. Nesse ranking de pessoas com atitude apelativa de natureza oposicionista fazem parte os apelativos patriotas nacionalistas como Rafael Marques de Morais, e os mediáticos políticos Wiliam Tonet, Felix Miranda e o decano dos advogados renascentistas Davide Mendes, mesmo sendo estes três últimos estarem filiados a partidos políticos, certamente pela tenacidade aplicada por eles tornaram-se naturalmente maiores duque os partidos que representa, essa é minha humilde opinião pessoal.

 

EM QUE DIREÇÃO RUMA A UNITA DE ISAÍAS SAMAKUVA? Cada vez mais fica claro o total abandono da luta oposicionista por parte do partido UNITA, mesmo apesar das sinalizações recebidas por diversos membros ilustres do alto escalão da organização politica chefiada pelo dr Isaías Samakuva que alertavam do perigo de dissolução por que passa o partido. Não se pode esquecer a natureza ambiciosa do atual líder do galo negro, que está a levar para o precipício a grandeza do que já foi no passado a organização politica fundada pelo dr Jonas Malheiro Savimbi. Assistimos a saída do iminente politico Abel Chivukuvuku e de outras ilustres figuras de importância relevante para a vida do partido a desertarem uns e outros membros demarcando-se do posicionamento do líder do seu líder, que não consegue vislumbrar o necessário refrescamento de que necessita a UNITA, e buscar no seu interior um pouco de altruísmo para frenar a sangria de deserções, e do alarmante crescimento de vozes discretas e claramente audíveis de membros que se opõem largamente contra a ambição do seu líder, que tudo faz para manter-se na liderança do partido a qualquer preço, mesmo correndo o risco de destruir com excessiva rapidez o que levou a vida toda do seu fundador para criar e manter a chama viva do partido de pé. Hoje todos os membros honestos da UNITA apercebem-se quanta falta pessoas publicamente aceitáveis para a reorganização credível da UNITA de figuras carismáticas como a do atual líder da CASA-CE.

 

O CAMINHO TRAFEGADO PELA UNITA DE SAMAKUVA ESTÁ CRAVEJADO DE PERIGOSOS ESPINHOS. No parlamento das lamentações oposicionistas não existe ordem nem atitude positiva dos presidenciáveis dos partidos com acento parlamentar, que ajude a anular a inevitável inversão de valores democraticamente aceitáveis que trafegam livremente na dita casa das leis e em todo país. Atualmente a UNITA não tem capacidade para inviabilizar o aparelhamento do estado forçadamente imposto pelo presidente Dos Santos. O presidente do MPLA e da republica insiste em adjudicar o poder aos seus escolhidos, preparando terreno para garantir estabilidade aquando da sua inevitável sucessão tanto no MPLA como no poder executivo, sem que o mesmo cause surpresas na continuidade do seu despótico regime. O risco é calculado e só poderá descambar caso exista em Angola uma oposição forte e coesa, que trabalhe com ousadia junto da sociedade civil inteligente e das massas populares em geral. Essa oposição dinâmica, forte e ousada não existe de facto na UNITA de Isaías Samakuva. Daí a pergunta que não quer calar, onde anda a UNITA de Samakuva? Alguém a viu por aí?

 

A AMBIÇÃO DESMEDIDA E O APEGO AO PODER CEGOU POR COMPLETO O PRESIDENTE DA UNITA! Não existe diferença nenhuma entre o presidente Dos Santos e o dr Isaías Samakuva no seu modus operandi; se acontece hoje um terramoto politico inevitável, e que fosse declarado à necessidade de proclamar eleições, sem sombras de duvidas, eu estaria do lado do meu partido o MPLA na luta pela continuidade no poder, sem JES é claro. A UNITA não esta em condições nem de ser aceite como oposição como poderia ter condições para ser aceite como poder? Vamos ser honestos, o que vale para caracterizar o MPLA e o seu presidente José Eduardo dos Santos, vale igualmente para definir a atitude deselegante do líder da UNITA de tudo fazer para permanecer na presidência do seu partido num momento que se denota claramente a necessidade da alternância de poder qualificado nas estruturas superiores da UNITA e não só.

 

ENQUANTO O PARTIDO DA SITUAÇÃO POSICIONA-SE PARA ENGOLIR A ALMA DO PAÍS, O LÍDER DA UNITA SEM VISÃO POLITICA ENCONTRA-SE COMPLETAMENTE ESTAGNADO, E APENAS LUTA PELA SUA PERMANÊNCIA NA PRESIDÊNCIA DO SEU PARTIDO.  Que tremenda inversão de valores a do presidente da UNITA, que sem ambiguidade vem perdendo protagonismo na arena politica onde perde apenas tempo a realizar manobras desinteligentes com a única e exclusiva finalidade de permanecer no poleiro do galinheiro do partido do galo negro! Todos os dias o dr Samakuva dá sinais perceptíveis de não entender a situação que atravessa a sua direção, nem se apercebe da desmotivação crescente da militância natural. Só assim se percebe o decréscimo de credibilidade e sair dela para ajudar UNITA a preparar-se para os desafios futuros que se apresentam desafiadores. A UNITA não pode contar de maneira alguma com facilidades, pois, o seu arquirrival o MPLA, luta pelo pela continuidade no poder em qualquer cenário plausível de existir, quero dizer, que o MPLA está fortemente motivado a continuar no poder com ou sem o ditador José Eduardo dos Santos na presidência do país.

 

O POVO PERDEU A ESPERANÇA DE CONTAR NO FUTURO COM UMA UNITA FORTE E DINÂMICA PARA SER PODER FUTURAMENTE... O atual presidente da UNITA e a sua respetiva direção não estão preparados para ser poder em Angola, e a continuar como está Samakuva corre o risco de afundar em definitivo o partido sem que este atinja os objetivos de ser poder em 2017 como hipoteticamente aventa. O líder do galo negro pode estar a correr riscos de sucumbir afrente dos destinos do partido, aliás, até mesmos os aguerridos militantes do galo negro perderam a fé no seu atual líder, no mesmo diapasão, o sonho de diversos nacionalistas militantes da liberdade encontrar na UNITA um aliado para depor o regime se esvaiu. Toda sociedade politica independente ativa perderam a fé de encontrar no partido fundado por Jonas Savimbi a esperança da alternância de poder. Hoje a UNITA de Isaías Samakuva infelizmente e com muita pena não merece a atenção dos opositores extrapartidários porque o presidente Samakuva e a UNITA comportarem-se como cordeiro obediente as emanações do presidente da ditadura José Eduardo dos Santos.

 

A UNITA DE HOJE NÃO PRECISA MAIS DO DR ISAÍAS SAMAKUVA, UM DITADOR É MUITO MAU, DOIS É MUITO PIOR... Está claro que a UNITA precisa reformular-se e formalizar a aposentadoria do dr Samakuva como presidente do partido, na minha humilde avaliação o dr Samakuva na verdade não tem nem nunca teve vocação nem possui as características fortemente necessárias para liderar um partido como a UNITA, o líder da UNITA é um diplomata de mão cheia, um óptimo embaixador, daqueles que, o país terminantemente precisa para refundar a diplomacia dinâmica evolutiva de uma diplomacia alternativa de que o país carece. Como todos sabemos nenhum diplomata tem performance suficiente para presidir um partido ou para governar um país com as nossas configurações. Os diplomatas não são politicamente preparados para liderar países e muito menos partidos políticos de forte tradição como a UNITA. Como exemplo, os diplomatas em qualquer que seja o momento, são preparados para cumprir missões em obediência ao chefe de estado e/ou de governo, nunca porem para governar partidos e países. A inexistente versatilidade politica inteligente de Samakuva impede-o de avaliar com antecipação o momento exato de sair da direção do seu partido para dar-lhe o necessário refrescamento para vitalizar-se e cumprir os objetivos para o que foi criado. O presidente da UNITA precisa oportunizar outras lideranças para se fortalecer e viabilizar novas práticas de luta para reerguer-se e sair revigorada num momento em que o partido mais necessita.

 

E AGORA PARA ONDE VAI ISAÍAS SAMAKUVA DEPOIS DE MAIS DE 13 ANOS ININTERRUPTOS NA PRESIDÊNCIA DISFUNCIONAL NA UNITA? Qualquer politico minimamente inteligente perceberia que o país não quer ter mais nenhum líder embaraçosamente fraco, sem arcaboiço nem estrutura para reunir em torno de si pessoas independentes e qualificadas para retirar do poder a maquina infernal construída pelo ditador JES. Quando um líder partidário não consegue contrapor aos ataques da maquina demolidora do MPLA/JES, como poderá ele querer continuar a governar um partido expectante de ser governo como é a UNITA? Apesar de as eleições terem sido falseadas no seu resultado final, ocorreram já três pleitos e ainda assim, a UNITA de Samakuva, não conseguiu entrosar-se convenientemente nem conseguiu impor a sua presença satisfatoriamente no centro da sociedade politica ativa estacionada na sociedade civil, por falta de opções politicas credíveis dentro dos partidos que compõem o xadrez politico nacional. Existe um vazio criado intencionalmente por JES no interior da selvajaria criada e conduzida a contento pelo presidente da republica, essa situação tende a piorar se algo de novo não for feito para por cobro e colocar em causa as politicas de exclusão incrementadas pelo regime. Essa atitude do presidente angolano tende em mandar um recado diretamente à navegação politica nacional, que afirma taxativamente não existir força politica párea em Angola que o detenha, e o derrube do poder, e prova disso são os constantes recados enviados as oposições da parte da casa de segurança militarizada do presidente da republica, que sem temer faz e desfaz as instituições de suporte do estado sem respeitar a constituição atípica! A casa de segurança do presidente tem vindo a incrementar ilegalmente uma politica de terror em toda extensão do território nacional, inclusive, a casa de segurança tem se tornado na tropa de um exercito privado militar e policial que assegura a lei e a ordem no país em substituição das FAA e da policia nacional que, se encontram completamente adormecida sob a responsabilidade do atual comandante geral da policia nacional Ambrósio de Lemos, e do chefe de estado maior das FAA, general Lunda, proveniente da UNITA. O recado tem sido demonstrativamente tortuoso o que demonstram apelativamente a sua arrogância e falta de nacionalismo. Isso quer dizer que, o recado é o seguinte, em Angola quem da às cartas é o ditador JES, quem manda é ele e ponto final!

 

O PRESIDENTE DA UNITA DANÇA CONFORME A MUSICA TOCADA PELO DISC-JÓQUEI BASEADO NA CASA DE SEGURANÇA MILITARIZADA DO PR.  A continuar as coisas como estão tudo leva crer que em breve teremos o sepultamento dessa força politica necessária para o país. A militância reunida em torno de Samakuva precisa urgentemente deixar de ser politicamente míope e perceber, que a continuidade da atual direção não trará benefícios nenhuns para o engrandecimento e consecutivo fortalecimento da UNITA, que caminha a passos largos para a autodestruição previsível. Apoiar Samakuva num momento crítico da existência da UNITA, é no mínimo praticar um voluntarioso haraquiri, digo que é cometer suicídio.

 

MANTER SAMAKUVA OU O ENGENHEIRO MULATO DA PRESIDÊNCIA DO PARTIDO UNITA SERÁ O MESMO QUE TROCAR SEIS POR MEIA DÚZIA. Não faz mais sentido tratar e/ou considerar a atual UNITA como oposição, pois a todos os níveis percebe-se que a UNITA e Samakuva são mais parceiros do regime do que seu adversário com propensão de tornar-se poder! A essa militância comprometedora delego-lhes a responsabilidade de avaliar melhor a situação periclitante que o partido do galo negro atravessa e daí tirar dai ilações, que certamente comprovará implicitamente, que manter o dr Samakuva na presidência ou o seu adjunto engenheiro Mulato, será o mesmo que trocar seis por meia dúzia. Mesmo correndo o risco iminente de ser atacado e reprovado pela militância da UNITA e do seu presidente meu velho amigo, a quem num especifico momento me protegeu de ser eventualmente morto pelos meus camaradas de armas do MPLA, ainda assim faço um apelo para que as oposições se reencontrem para melhorar o estado de saúde da democracia-assassina que impera impunemente em toda extensão do país, apelo também a quem encontrar por aí a UNITA, por gentileza passe-lhe esse simples recado, pois no meu modesto entender é de imperativa importância para sobrevivência da oposição em favor da democracia representativa, que todos pretendemos, venha a instalar-se no país atualmente autocrático...