Lisboa –   Um grupo de “testas-de-ferro” do antigo chefe das comunicações da presidência angolana,  general Leopoldino Fragoso do Nascimento “Dino” devolveu  sem “alarido”  as ações que o circulo presidencial havia colocado em seus nomes para registar a sociedade  “Cochan S.A.”.

 Fonte: Club-k.net

General  passa a deter  97% das ações da “Cochan S.A.”

De acordo com precisões  disponíveis, em  Diário da República,  IIIª Série n.º 206, de 24 de Outubro de 2014,  foi  realizada  uma Assembleia Geral Extraordinária  que  determinou a transmissão de ações e alteração parcial do pacto social da  citada sociedade de investimentos.  Desta forma foram  procedidos a transmissão de ações dos seus representados, da seguinte forma, conforme le-se no documento que o Club-K, teve acesso:

António Carlos de Oliveira, detentor de 70% das ações, equivalente a Kz: 2, 625, 000, 00, transmite a totalidade das suas ações a Leopoldino Fragoso do Nascimento

Zandre Eudenio de Campos Finda, detentor de 27%, das ações equivalente a Kz, 1,012, 500, 00, transmite a totalidade das suas ações, a Leopoldino Fragoso do Nascimento

Augusto Eudenio de Campos Finda,  detentor de 1% das ações equivalentes a Kz: 37, 500, 00  transmite a totalidade das suas ações a Samora Borges Sebastião albino;

Eden Zera de Carvalho Albuquerque,  detentor de 1% das ações equivalentes a Kz: 37, 500, 00   divide o valor da sua participação em duas de igual valor e transmite a Joaquim Cana Manuel e Rui Jorge Matias Morais respectivamente.

Deste modo o general “Dino” passa a deter 97% das ações da “Cochan S.A.” enquanto que  os “testas-de-ferro” (entenda-se  acionistas) António Carlos de Oliveira, Zandre Eudenio de Campos Finda, Augusto Mondlane de Campos Finda e  Eden Zera de Carvalho Albuquerque, apartam-se definitivamente da sociedade,   tendo nada mais a reclamar dela.

De realçar que o termo,  “Testa de ferro”, segundo o site (http://www.significados.com.br/testa-de-ferro/) é o nome que se dá ao indivíduo que aparece como responsável por um determinado negócio ou firma, enquanto o verdadeiro líder se mantém no anonimato, controlando a empresa. O testa de ferro é aquele que é uma espécie de fachada, assume a liderança, mas não tem o poder.

O próprio  general Leopoldino do Nascimento “Dino”  é também frequentemente  apresentado como  “testa-de-ferro” do presidente José Eduardo dos Santos e  detentor de “uma fortuna devidamente identificada e em seu nome”, acima de mil milhões de dólares.

A sociedade  “Cochan S.A.” supostamente criada por   Leopoldino do Nascimento,  a 3 de Abril de 2009 tem participações na Biocom, Unitel, DT- Grupo, Grupo Kero, Puma Energy e (Pumangola).