Addis Abeba - A República de Angola registou nesta quarta-feira, em Addis Abeba, capital da Etiópia, um novo feito diplomático, consubstanciado na eleição, pela Comissão Executiva da União Africana (UA), de dois angolanos para cargos de relevo na organização.

Fonte: Angop

Trata-se do professor Sebastião Isata e do sociólogo Paulo de Carvalho (na foto), nomeados para membro da Comissão da União Africana sobre o Direito Internacional (CUADI) e para o cargo de vice-presidente do Conselho da Universidade Pan-africana (UPA), respectivamente.

A eleição ocorreu à margem dos trabalhos preparatórios da 24ª Cimeira Ordinária dos Chefes de Estado e de Governo da UA, a realizar-se nos dias 30 e 31 deste mês, sob o lema "2015, Ano do Empoderamento da Mulher e Desenvolvimento, Rumo à Agenda 2063 de África",

Ao reagir o sucedido, o embaixador de Angola na Etiópia, Arcanjo do Nascimento, disse à imprensa angolana que a vitória reflecte o prestígio externo do país e da sua liderança política, na pessoa do Presidente da República, José Eduardo dos Santos.

“Representa também a força da diplomacia angolana e o reconhecimento da capacidade intelectual e ao trabalho demonstrado pelos dois candidatos eleitos”, completou o também representante permanente na UA.

Uma fonte diplomática revelou que o sociólogo Paulo de Carvalho conseguiu 28 votos, contra 25 do mais directo concorrente, de nacionalidade nigeriana, o mesmo número de votos atribuídos ao professor Sebastião Isata.

Para a Comissão de Direito Internacional da organização concorrem 19 candidatos para sete vagas, sendo que Sebastião Isata foi o primeiro a ser eleito, precisou a fonte, acrescentando que os dois candidatos angolanos não estiveram presentes no acto, por razões de calendário.

Os membros da Comissão Executiva da UA elegeram igualmente o presidente do Conselho da Universidade Pan-africana, de nacionalidade tanzaniana, ao mesmo tempo que decidiram fixar a sede da instituição, que arranca ainda este ano, nos Camarões.