Soyo - As aulas no Instituto Médio Polítécnico do município do Soyo, província do Zaire, vão iniciar no presente ano lectivo, anunciou na quarta-feira, 28, o governador José Joanes André. A infra-estrutura foi erguida no bairro Kintambi, localizado acerca de 9 quilómetros da cidade do Soyo.

Fonte: Angop
Governador  do Zaire.jpg - 42.65 KBO governador deu a conhecer o facto quando orientava um encontro com membros do Conselho Municipal de Auscultação e Concertação Social tendo ressaltado que o instituto será inaugurado a 2 de Fevereiro deste ano, aquando do acto central nacional da abertura do ano lectivo 2015, a decorrer no município do Soyo.

"As obras desta infra-estrutura escolar terminaram em 2014 e vai abrir as suas portas neste ano, após o cumprimento de todos os procedimentos administrativos", frisou.

A construção do instituto, salientou, surge em resposta aos anseios da juventude local manifestados ao Presidente da República, José Eduardo dos Santos. Na escola serão leccionados cursos técnicos ligados ao ramo petrolífero e vai acolher estudantes bolseiros oriundos dos seis municípios do Zaire.

A infra-estrutura foi erguida no bairro Kintambi, localizado acerca de 9 quilómetros da cidade do Soyo. Com capacidade para acolher 270 estudantes, dos quais 100 em regime de internato, a instituição possui nove salas de aulas, ala de informática, laboratórios, biblioteca, entre outros espaços.

Professores do Nzeto aprimoram conhecimentos

A par isso, cerca de 180 professores do ensino primário, do município do Nzeto, província do Zaire, participam desde o início desde semana, numa acção de capacitação pedagógica para melhorarem a sua prestação no processo de ensino e aprendizagem.

No curso, com a duração de sete dias, os participantes estão a abordar temas como “Elaboração de planos de aulas", "Sistema de avaliação", "Relatório descritivo" e "O perfil do professor primário”.

O formador afecto à Repartição da Educação, Ciência e Tecnologia do Nzeto, Mateus Luís, disse que a iniciativa se enquadra no âmbito do programa escolar que visa capacitar os professores de métodos didácticos e pedagógicos fundamentais para melhoria do processo de ensino e aprendizagem na região.

Participam no seminário professores das comunas do Quindege, Quibala Norte, Musserra e da sede municipal. A Repartição Municipal da Educação, Ciência e Tecnologia controla 34 escolas primárias, que este ano lectivo matricularam 14 mil e 600 alunos.