Luanda - O Governo angolano vai acabar com a emissão da carta de condução e do documento único automóvel em papel de cartolina, passando a utilizar cartões normalizados com o modelo regional africano.

Fonte: Lusa

Em causa está a emissão deste tipo de documentos, que ainda é feita em várias províncias do país em papel, fora das normas por exemplo da carta de condução internacional da SADC (Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral), que Angola integra.

Actualmente, segundo informação transmitida pelo ministro do Interior, Ângelo Veiga Tavares, apenas na província de Luanda é feita a emissão destes documentos em conformidade com as regras da SADC.

Contudo, no âmbito da inauguração das novas instalações da Direcção Nacional de Viação e Trânsito (DNVT) em Luanda, que teve lugar na quarta-feira, o sistema de emissão destes documentos está a ser reforçado, exactamente para servir as restantes províncias do país.

Na sede da DNVT, órgão afecto à Polícia Nacional de Angola, vão passar a ser emitidos cerca de 8.700 documentos de cada tipo (carta de condução e documento único automóvel) por dia, contra os actuais 600.

"Sendo ainda de destacar o facto de o sistema passar a dar resposta de forma gradual às necessidades de todo o país, contrariamente ao sistema actual, que apenas atendia as necessidades da província de Luanda. E permitir deste modo a substituição, em todo o país, da emissão de documentos em papel cartolina, para harmonizá-los com os emitidos a nível da SADC", explicou o governante.

No âmbito da inauguração das novas instalações da DNVT, que ficou a cargo do Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, foi ainda anunciada a intenção de instituir a realização de inspecções periódicas a viaturas - sem adiantar prazos - e a introdução de exames para obtenção de carta de condução por multimédia.