Luanda - Angola viu esta quarta-feira em horário nobre, um casal homossexual a beijar-se no pequeno ecrã. O beijo entre Pedro Hossi e Lialzio Almeida na telenovela Jikulumessu marca um avanço na produção nacional.

Fonte: Sapo

Embora o tema já não seja novidade, foi a primeira vez na história das telenovelas angolanas que um beijo homossexual foi exibido.

Em Windeck, o tema da homossexualidade já havia sido abordado através de Tchyssola (Marta Faial) e Luena (Edusa Chindecasse), um casal de lésbicas. Mas é com "Jikulumessu" que a ficção nacional dá mais um passo.

Pedro Hossi é Carlos Nambe e Lialzio Almedia interpreta Gerson Cange Gonçalves. Enquanto que Gerson Cange Gonçalves é solteiro e só teme ser julgado pelos outros, Carlos Nambe é um homem de classe média-alta, casado, com dois filhos e bem sucedido, com relações gays paralelas ao casamento.

"O interessante na minha personagem tem a ver com o percurso dela, ela foi, como disse, uma das razões que me fez aceitar este projecto, acho que estamos a quebrar tabus, o que considero essencial.", explicou Pedro Hossi, na passada segunda-feira, à Rede Angola.

De acordo com o actor, Carlos Nambe pode gerar um debate em relação aos direitos dos homossexuais e quebrar tabus.

O actor que falou dias antes da cena ser exibida com a Rede Angola, lamentou o facto de a "maioria nacional olhar esta orientação sexual com preconceito".

Acreditando que as novelas para além de entreter, têm também a função de educar, dar a conhecer e mostrar diferentes realidades, olha com orgulho para o seu papel. "A personagem foi um presente.", partilhou.

Nas redes sociais, as opiniões estão divididas. Enquanto alguns utilizadores elogiam a cena, outros mostram-se chocados. Conheça algumas das opiniões:

"Aplausos para a TPA conseguiram me surpreender!"

"Alguns dizem que esta novela está a promover a homossexualidade em Angola! Até que ponto isto é verdade?".

"Só espero que nas próximas novelas não metam mais gays por favor, é tenso e nojento..."

"Os gays também fazem parte da sociedade temos que aprender a lidar com isso, do que adianta nao retratar nas novelas se é algo que ja esta bem presente?"

E você? O que achou da cena? Deixe a sua opinião.