Soyo – O vice-Presidente da República, Manuel Domingos Vicente, prevê deslocar-se esta segunda-feira, 02 de Fevereiro, ao município de Soyo, província do Zaire, a fim de proceder oficialmente a abertura do ano lectivo (2015) do Ensino Geral.

Fonte: Club-k.net
Manuel vicente.jpg - 16.95 KBDurante a sua curta estadia no Soyo, Manuel Vicente reunirá, primeiramente, à porta fechada com o governador provincial, Joanes André, e posteriormente efectuará algumas visitas (de campos) e (re)inaugurações de algumas infra-estruturas erguidas de raizes.

O Club-K apurou que, dentre as infra-estruturas a ser inauguradas pelo vice-Presidente da República consta o Instituto Médio Polítécnico, de nove salas, erguida no bairro Kintambi, localizado acerca de 9 quilómetros da cidade económica da província do Zaire.

Talvez seja por este motivo que, o governador Joanes André efectuou, pessoalmente, na última quarta-feira, uma vistoria a esta escola. No final da jornada, revelou que "as obras desta infra-estrutura escolar terminaram em 2014 e vai abrir as suas portas neste ano, após o cumprimento de todos os procedimentos administrativos".  

Sabe-se ainda que – a par a inauguração deste Instituto Médio Polítécnico, que terá a capacidade para albergar 270 estudantes, dos quais 100 em regime de internato – Manuel Vicente vai proceder a (re)abertura de um complexo escolar, com 60 novas salas, laboratórios, espaços de informática, recintos polidesportivos e mais três estabelecimentos, cada um dos quais com 24 salas. O conjunto de infra-estruturas inclui a unidade escolar “São Francisco de Assis”, que está a ser ampliada, passando de seis para 36 salas.
 
De realçar que o vice-presidente da República regressou na noite de sábado a Luanda, proveniente de Addis Abeba (Etiópia), onde representou o Presidente José Eduardo dos Santos, na 24ª Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da União Africana (UA), realizada de 30 a 31 de Janeiro.

Durante o evento, os participantes analisaram o actual quadro de implementação do programa da Nova Parceria Para o Desenvolvimento de África (NEPAD), assim como o Comité de Defesa e Segurança da União Africana debateu vários aspectos ligados aos conflitos armados que ainda afectam o continente.

Os estadistas discutiram igualmente a questão das resoluções da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) e da Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos (CIRGL) ligadas ao combate das “forças negativas”, que criam instabilidade na RD Congo, bem como o problema do terrorismo no continente.