Luanda - Decorrente da minha esfera de formação, de estudo e de ensino, sou obrigado a ver a questão da homossexualidade com NATURALIDADE. É assim: os médicos e outros profissionais da área das ciências da saúde são "formatados" durante seis ou mais anos a conhecer a DOENÇA para perceberem bem o fenómeno "SAÚDE".

Fonte: facebook

No fim de tudo são obrigados a sistematizar a DOENÇA nos seguintes moldes: Existem as DOENÇAS CONGÊNITAS e existem também as DOENÇAS ADQUIRIDAS. No caso das CONGÊNITAS elas subdividem-se em dois grupos fundamentais a saber: aquelas incompatíveis com a vida (quer dizer que o indivíduo afectado morre simplesmente, sem apelo nem agravo) e outras que são compatíveis com a vida (com ou sem intervenção dos profissionais das ciências da saúde). Nas salas de aulas onde se fala desses assuntos, o Professor vê-se a páginas tantas a fazer o seguinte comentário: "QUANDO UMA DOENÇA CONGÊNITA É INCOMPATÍVEL COM A VIDA, ELA DEIXA DE SER PREOCUPAÇÃO PARA OS PROFISSIONAIS DA SAÚDE SIMPLESMENTE PORQUE OS AFECTADOS JÁ MORRERAM". "Nestes casos, é óbvio que a preocupação será dos cientistas que tentarão perceber e explicar porquê alguém, que não pediu para ser engendrado, morre simplesmente como consequência de um "qualquer erro da natureza"! A preocupação, para os profissionais da saúde, fica então centrada naquelas DOENÇAS CONGÊNITAS que são compatíveis com a vida (a vida aqui deve ser entendida como a capacidade de um organismo para assegurar as principais funções vitais como por exemplo ter o coração a "bater", ter os pulmões capazes de assegurar a inspiração do ar para absorção do oxigênio, alimentar-se por meios naturais e ter a capacidade para, em determinados casos, experimentar alguns "prazeres da carne...). "DIANTE DE UMA DOENÇA CONGÊNITA COMPATÍVEL COM A VIDA, OS PROFISSIONAIS DA SAÚDE E A SOCIEDADE EM GERAL, DEVEM INTERVIR PARA EVITAR UM CRIME DE HOMICÍDIO VOLUNTÁRIO PRATICADO, EMBORA INCONSCIENTEMENTE POR VEZES, PELA SOCIEDADE".

E é neste momento que se torna oportuno falar da HOMOSSEXUALIDADE. Sem quaisquer rodopios, há que assumir a HOMOSSEXUALIDADE COMO UMA DOENÇA CONGÊNITA, COMPATÍVEL COM A VIDA. As doenças congênitas, feliz ou infelizmente, não escolhem condição social. Elas afectam indiscriminadamente ricos e pobres, senhores e seus escravos, letrados e iletrados, políticos e apolíticos, submissos e insubmissos... "Neste aspecto, as doenças congênitas praticam uma clara justiça, correndo todas as pessoas os mesmos riscos diante das leis da Biologia". Ou seja, no concernente às doenças congênitas, TODAS AS PESSOAS SÃO EFECTIVAMENTE IGUAIS PERANTE A LEI DA BIOLOGIA.

E é assim que algumas pessoas nascem com defeitos tão visíveis nas suas faces, ou tão escondidas como as que afectam os órgãos internos , perturbando em qualquer dos casos, profunda e dramaticamente a esfera psicológica das pessoas e das sociedades mas... uma espécie de adaptação fisiológica colectiva teve lugar e a Humanidade aceitou simplesmente conviver com esta realidade tão dolorosa quanto inultrapassável! Mas com a HOMOSSEXUALIDADE acontece algo um tanto diferente: de maneira geral as sociedades todas, na Europa, na China, na África ou no fundo dos Oceanos não a aceitam simplesmente. Nalguns casos até combatem-na com violência.

Os versados em Antropologia cultural têm certamente explicações quase acabadas para esta atitude "consensual" da Humanidade relativamente à HOMOSSEXUALIDADE. Não é meu propósito mergulhar nestes mares, embora não seja difícil observar o lugar privilegiado que as questões da sexualidade ocupam em todas as culturas. Os cépticos deveriam procurar saber como a nossa população bosquímana vive a sua sexualidade...

Vai daí que, a um HOMOSSEXUAL devem ser salvaguardados os seus direitos enquanto ser humano. Mas a inversa é também verdadeira: TODO HOMOSSEXUAL deve igualmente salvaguardar os direitos das outras pessoas. Fazer uso dos privilégios inerentes à posição socio-económica para promover o PANELEIRISMO é de um atrevimento que ultrapassa até mesmo o intolerável. A este propósito é de sublinhar a maneira como a Direcção da TPA "fechou" os olhos àquela porcaria, um facto que, conjugado com o silêncio da OMA e da JMPLA diante daquela MEGA-OBSCENIDADE, torna evidente que o País ESTÁ SENDO GOVERNADO POR DEINQUENTES E PSICOPATAS. Infelizmente.