Washington - O embaixador de Angola nos EUA, Agostinho Tavares, foi recebido nesta segunda-feira, por Karen Bass, renomada Congressista democrata dos Estados Unidos da América.

 O embaixador Agostinho Tavares deu assim início aos seus contactos com o Congresso dos EUA, no sentido do reforço da cooperação já existente entre o orgão de poder Legislativo do governo federal Americano e a Assembleia Nacional de Angola, de maneira a melhorar os mecanismos de troca de experiências e de obtenção de informação credível sobre a nova Angola.

Durante o encontro, o diplomata angolano prestou informações sobre o processo de desenvolvimento que decorre no País com realce para a implementação das acções do Executivo no âmbito do Plano Nacional de Desenvolvimento (PND) 2013-2017, em prol da melhoria das condições de vida para todos os cidadãos nacionais, nos mais variados sectores, com destaque para os sectores da energia, construção, agricultura, comércio, transportes, direitos humanos e educação.

Na oportunidade, Karen Bass reiterou o seu desejo de visitar Angola ainda este ano, afim de poder constatar as conquistas alcançadas nestes 12 anos de Paz e manter encontros com membros do Executivo, da Assembleia Nacional e visitar algumas províncias do país.

“Angola tem feito progressos notáveis e é muito importante a nossa deslocação ao terreno para melhor estarmos informados”, disse a congressista americana.

A congressista cumpre actualmente o seu terceiro mandato no Congresso americano como representante do 37º distrito Congregacional no Estado da Califórnia, fez parte durante as décadas de 60 e 70, dos movimentos activistas cívicos americanos, que lutaram para o alcance de direitos iguais a favor dos negros americanos, bem como contra o jugo colonial em África, particularmente para pôr fim ao regime do apartheid na África do Sul e Namíbia e pela independência das ex-colónias portuguesas como é o caso da República de Angola.

Karen Bass foi reeleita para o seu terceiro mandato representando o 37º Distrito Congregacional em Novembro de 2014, cujo principal objectivo é consolidar as posições de liderança em duas questões, a reforma do sistema de assistência social da América e fortalecimento da relação dos Estados Unidos com o continente Africano.

Karen Bass foi seleccionada pela então líder democrata Nancy Pelosi para servir no Comité Político, que define a direcção política do Caucus Democrático, desempenhando um papel de liderança no Black Caucus do Congresso dos EUA, que representa os membros afro-americanos.

No Congresso, ela tem sido uma defensora das políticas orçamentais equilibradas que preservam a garantia social aos idosos e invistam no futuro e faz parte do Comité da Câmara dos Assuntos Externos, como membro de destaque da subcomissão para África, Saúde Global, Direitos Humanos Globais e Organizações Internacionais.

O embaixador de Angola nos EUA, Agostinho Tavares, fez-se acompanhar no encontro de Martinho Codo, Cônsul Geral de Angola na Califórnia, Los Angeles.