AO
SENHOR NUNO ÁLVARO DALA

Réplica sobre as conclusões da temática “Havia de facto democracia no Reino do Kongo?” da autoria do Sr. NUNO ÁLVARO DALA, publicada no Club K Angola, no dia 22 de Janeiro de 2015, -  DISIMUA KIAVEWA

Fonte: Club-k.net

1ª Conclusão: “Entre muitos angolanas bakongo reside um elevado etnocentrismo que não deixa de ser preocupante. A etnia bakongo é narrada como uma nação superior na sua filosofia, língua, cultura, história, religião, tradições e ética. Promove-se a cosmovisão dos bakongo como uma espécie de universal absoluto de valores e princípios que funciona como fonte iluminadora de todo um mundo”

2ª Conclusão: Angolanos bakongo instruídos constituem uma franja que mais padecem deste etnocentrismo, de tal sorte que muito chegam ao extermo de ignorar ou mesmo justificar os aspectos negativos e perniciosos da sua etnia como aceitáveis. Tal irracionalidade certamente advém de uma visão de mundo assente na autoreferência. Um exemplo demonstrativo de tal irracionalidade reside na hilariante estória segundo a qual a rainha de Sabá, sim, aquela que visitou o rei Salamão, era mukongo!”

Não pretendo imiscuir-me numa matéria cujos fundamentos técnico-científicos (linguística, filosofia, política, história e outras afins), tenho limitações que não me permite trazer uma análise com propriedade, o que não significa estar completamente fora do conteúdo trazido pelo Sr. Dala, até porque a minha área de saber não se distancia das ciências sociais. Ou seja, não pretendo analisar o texto de ponto de vista semântico, filosófico, etc.., longe disso. É um princípio de honestidade intelectual.

Tenho muito interesse em analisar apenas a conclusão generalizada que infere o seguinte, “todos os indivíduos instruídos pertencentes ao grupo étnico-linguístico Akongo/Bakoongo são irracionais”, por simples motivo de manifestar, valorizar, elevar e conservar a sua cultura.  

Qual é o significado da palavra irracional? Irracional significa animal que não raciocina, bruto; irracionalidade: qualidade do que é irracional, portanto o irracionalismo é uma teoria ou atitude intelectual que não admite o valor da razão ou a racionalidade (dicionário da língua portuguesa, 6ªedição, Porto Editora).  

Santo Deus! Que tamanha manifestação de ódio para com os Akongo/Bakongo carregada de insinuações, atitudes cujo grupo em certos momentos históricos e conturbados do conflito armado pagou caro e as  mágoas permanecem e permanecerão durante longos anos, pois, não há nada que possa substituir uma vida, independentemente das circunstancias em que ela foi arrancada.

Sr. Dala como é possível um ser irracional é capaz de garantir empregos a muitos angolanos da classe média e não só, incluindo o Sr., pois, conheço-o perfeitamente e sei o que estou a transmitir sem querer visar instituições alheias que não estão em causa nesta temática.

É isso que se chama incoerência, como é que um professor universitário não tem a capacidade de medir o impacto de um discurso tão irresponsável que atinge milhões de cidadãos nacionais e não só, pois, os bakongo estão espalhados em todos os continentes, muito deles com grau de instrução muito superior ao do Sr. Dala, já que, Angola padece da doutormania, basta frequentar o primeiro ano do ensino superior, com todos defeitos que carrega (corrupção, partidarização, incompetência de alguns docentes e discentes), já se dá ao luxo de se considerar DOUTOR, salvo os da minha área, pois o código de ética e deontológico é claro nesta matéria.

Devíamos arregaçar as mangas para termos universidades reconhecidas que constem no ranking africano e mundial e evitar temáticas que alimentam o ódio entre povos do mesmo território.

Devo confessar que não conheço fisicamente o Sr. Patrício Batxicama, só através das suas publicações periódicas, e de facto merece o meu apreço e de muitos outros leitores, pois traz temáticas de actualidade e com cunho científico, não vejo tendências nenhumas nas suas abordagens tal como transparece na réplica do Sr, Dala.

O Sr. Patrício é professor universitário a muitos anos, pelas suas mãos já passaram indivíduos que são hoje dirigentes de proa neste país. Não me parece estar em causa o seu perfil académico e científico. Contudo, não faço papel de advogado de quem quer que seja, o visado saberá defender-se.

O Sr. Dala está iniciar a vida académica hoje, mas, noto em ti (senhor doutor), manifestação de ódio, “vaidade” e desonestidade intelectual, se calhar pelo histórico do Sr. Patrício, e esconde-se em conclusões generalizadas que atingem psicologicamente uma franja importante da população angolana e não só.

Isso simplesmente estimula sentimentos que causam reacções menos agradáveis (reflexo condicionado, PAVLOV, J. WATSON). Ninguém é culpado de assimilação colonial e neocolonialista que muitas nações angolanas estão votadas, pois, até tem vergonha de usar os próprios elementos identitários de um povo (nome, língua, vestimenta etc…). De quem é a culpa, dos bakongo? Não, rebusquem, elevem, valorizem e publicitem os vossos valores, de angolanidade em geral, sob pena de serem julgados pela história.

A história política Angolana e universal é clara, os portugueses em Angola e outros colonialistas dos países com ramificação do grupo etnolinguístico Kôngo tiveram dificuldades em alienar os bakongo, daí a conservação da nossa identidade.

No mínimo o Senhor Dala como investigador sénior devia trazer referências bibliográficas que retratam as manifestações dos bakongo instruídos, onde exaltam a sua cultura, em vez de basear-se em conversas do SENSO COMUM. Pois, as temáticas do investigador Patrício têm referências que outros pesquisadores podem consultar para aferição.

Quanta a democracia entre o povo bakongo noto em ti graves limitações em suas pesquisas, aconselho aprofundar muito mais e não enveredar por um caminho mais fácil, o de atingir individualmente outros pesquisadores que se sacrificam em trazer livros com conteúdos e não réplica de três parágrafos com tendências tribalistas.

Os pesquisadores devem trazer contradições científicas que ajudam reduzir a ignorância e agregar os conhecimentos. As diversas ciências evoluíram com contribuição de vários autores, só assim que atingiram o estágio paradigmático.

O Sr. Tem idade e nível académico para trilhar caminhos menos desagradáveis. Os poucos trabalhos por ti publicados são um sinal desta afirmação.

Tenho dito
Disimua Kiavewa
Dia 02 de Fevereiro de 2015