Lisboa –  Emanuela Bernardett Afonso Vieira Lopes, antigo Ministra da Energia e Águas foi recentemente acomodada como  administradora Não Executivo do recém criado  Conselho de Administração da Empresa de Produção de Electricidade - PRODEL, E.P.

 Fonte: Club-k.net

A referida nomeação (como “administradora não executiva”)   de empresa pública está a ser interpretada como uma “nova estratégia”  adoptada pelo regime, a fim de acomodar antigos governantes que estariam  no desemprego.

Casos ilustrativos da interpretação em causa:

- Em Outubro de 2010,  o ex- ministro das obras publicas, Mateus Morais de  Brito Júnior, foi nomeado como administrador não executivo das Edições Novembro, órgão que detém o Jornal de Angola.

- Em Setembro de 2011, o antigo Ministro dos Transportes, André Luís Brandão foi nomeado para o  o cargo de administrador não Executivo da Angola Telecom EP.

- Em Fevereiro de 2012, a antiga ministra dos petróleos, Albina Assis Africano, foi nomeada  como administradora não executiva da Sonangol E.P

A semana passada, o antigo ministro e ex-governador de Luanda, Justino José Fernandes foi reconfirmado no cargo de administrador não executivo da empresa portuária de Luanda.

Segundo constatação os postos de “administrador não executivo” é uma posição decorativa em que o nomeado aparece apenas nas Assembleias Gerais marcadas para cada final do ano ou quando são convocados.  Nas reuniões em que tomam parte, os mesmos não tem direito a voto. Porem, recebem salários e outras regalias semelhantes aos administradores executivos.