Luena - O Hospitalar Provincial do Moxico terá do ponto de vista dos recursos humanos, uma profunda ligação com a Faculdade de Medicina do Huambo, afecta à Universidade José Eduardo dos Santos, promovendo, deste modo, uma abrangência regional.

Fonte: Angop

Esta afirmação é do ministro da Saúde, José Vieira Dias Van-Dúnem, a margem da cerimónia de inauguração do referido hospital, orientada hoje, sábado, pelo Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, na cidade do Luena.

O governante referiu haver uma grande expectativa em relação ao papel que vai desempenhar na prestação dos cuidados de saúde às populações.

O hospital geral do Moxico tem uma capacidade técnica para interligar com outros hospitais nacionais.

O imóvel inaugurado pelo Presidente da República, José Eduardo dos Santos, tem uma capacidade para internar 250 doentes.

Entre as inovações que o hospital ganhou, constam os serviços de Tomografia Axial Computarizada (TAC), hemodiálise, ortopantografia, estomatologia, otorrinolaringologia e serviços de autópsias.

Província do Moxico terá maternidade

Uma maternidade provincial com capacidade para 140 camas inaugurado a semana passada, na cidade do Luena, província do Moxico, soube a Angop.

Localizada cinco quilómetros a oeste da cidade do Luena, a maternidade foi construída em um ano e oito meses e possui 16 blocos divisórios. Está orçada em mais de 35 milhões de dólares, ocupando uma área total de oito mil e 100 metros quadrados.

O primeiro bloco é constituído pela Administração e Gestão do Hospital, engloba uma biblioteca, sala de conferências para 50 pessoas, salas de refeições, balneários, entre outros serviços sociais.

O segundo bloco alberga os serviços do Centro Materno Infantil, salas de neonatologia e de observação, com sete camas cada, área de vacinação, consultório médico, sala de espera, com 30 lugares, copa, sala de refeições, balneários e demais serviços.

O bloco três, reservado às consultas externas, possui salas de triagem, de pós-parto, serviços de planeamento familiar, área administrativa, arrecadação, copa e sala de refeições.

As urgências foram congregadas no quarto bloco, que comporta sala de observação com seis camas, de tratamento e os serviços sociais (copa, arrecadação, sala de refeições, balneários, entre outros).

Segue-se o bloco da sala de parto (quinto), composto por duas salas de parto, com 11 camas cada, quatro salas pós-parto, sala de berço para 30 crianças, sala de incubadora, 14 fixas e duas de emergências e sala de tratamento.

O compartimento seis corresponde a farmácia. O sétimo integra os serviços de Imagiologia e Hemoterapia, constituído por salas de mamógrafo, ecógrafo, Rx digital, banco de sangue, salas de colheitas de sangue e de recolha, entre outras.

A nona dependência reserva o bloco de operações e centro de esterilização. O espaço compõe três blocos operatórios, uma sala pré-operatória, duas pós-operatória, dois berços aquecidos.

Na área de esterilização encontram-se as salas de descontaminação, de lavagem, de resíduos e uma vasta sala de desinfecção, além do bloco de embalamento e armazém interno.

O laboratório especializado, que se pode localizar no décimo Bloco, é constituído por quatro salas de colheitas e igual número de salas de análise, enquanto o 11º bloco está reservado a área interna, constituída por um refeitório para 140 pessoas e sala de estar infantil para filhos dos funcionários com até cinco anos.

O 12º bloco pertence ao armazém, conta com uma arrecadação de apoio a cozinha, área técnica, sala de manutenção, entre outros.

Do décimo 13º ao 16º bloco são as áreas de internamento, nomeadamente de cirurgia obstétrica e ginecológica, internamento de obstetrícia, pueripério e ginecologia, num total de 140 camas.

A infraestrutura possui também uma morgue no extremo norte do hospital, com 12 gavetas e crematório.