Lisboa –  De acordo com um “memorando independente”, da  recente reunião do Conselho da República realizada em Luanda, o Presidente José Eduardo dos Santos teria naquela  espaço chamado atenção  do Vice-Presidente do MPLA, Roberto Victor de Almeida, por este,  ter aproveitado aquela reunião   para  uma despropositada intervenção contra os líderes da oposição política em Angola  desviando o tema da agenda daquele dia.

 Fonte: Club-k.net

Segundo o  memorando  da reunião,  o Chefe de Estado após  conferir  posse aos conselheiros reuniu-se  a porta fechada com os mesmos tendo os questionado  se queriam  dar algumas   contribuições face ao tema da actualidade da crise financeira no país.

 

JES entendeu por dar, primeiro,   a palavra ao líder da CASA-CE, Abel Chivukuvuku que manifestou interesse de intervir.  Chivukuvuku  apresentou as suas contribuições seguindo-se depois com as intervenções de  Severino de Morais, Presidente da AIA, de Isaías Samakuva, líder da UNITA, Eduardo Kwangana, do PRS,  Roberto de Almeida,  Vice-Presidente do MPLA e por fim a do antigo ministro dos antigos combatentes e veteranos da pátria, Pedro José Van-Dúnem.

 

Na vez de Roberto de Almeida, este dirigente de proa do MPLA centrou a sua intervenção atacando  a oposição política   lembrando que os seus líderes teriam se  ausentado da cerimonia de tomada de posse do Presidente da República, em 2012, que para si, representava uma falta de respeito a José Eduardo dos Santos (JES) a quem eles deveriam  reconhecer. 

 

Roberto de Almeida fez transparecer a cerca da suposta imoralidade dos líderes da oposição política em Angola  de estarem presente numa reunião presidida por alguém que foi eleito pelo povo e que a oposição nunca parabenizou pela vitória eleitoral.

 

Ao notar que a intervenção de Roberto de Almeida estava desenquadrada, o Chefe de Estado, José Eduardo dos Santos teve de o  interromper  dizendo lhe mais ou menos assim: “desculpa camarada Vice-Presidente do MPLA, este assunto de reconhecimento de tomada de posse não consta na nossa agenda de trabalho, o ponto de ordem hoje é acerca da situação financeira do país, na qual aguardamos contribuições dos senhores  conselheiros”.

Rui Ferreira ausente 

A ausência nesta reunião  do Presidente do Tribunal Constitucional, Rui Constantino da Cruz Ferreira que é igualmente membro do  Conselho da República deve se ao facto de o mesmo  se encontrar no estrangeiro em tratamento medico.