Lisboa - O Produto Interno Bruto (PIB) de Angola deverá recuar este ano a níveis anteriores a 2013, fixando-se em 96 mil milhões de euros, de acordo com o relatório de fundamentação que sustenta a revisão do Orçamento do Estado.

Fonte: Lusa

bna1.jpg - 31.27 KBSegundo o documento, ao qual a Lusa teve hoje acesso, a quebra das receitas petrolíferas, tendo em conta a descida da cotação internacional do barril de crude, fez o Governo angolano rever a previsão de crescimento do PIB, ou seja toda a riqueza gerada no país, em 2015.

A revisão do Orçamento Geral do Estado (OGE), que começa a ser discutida na Assembleia Nacional a 25 de fevereiro, reduz a previsão de crescimento do PIB para este ano de 9,7 por cento para 6,6%.

Traduz-se num PIB revisto para 11,5 biliões de kwanzas (cerca de 96 mil milhões de euros), quando na versão ainda em vigor do OGE essa previsão era de 13,4 biliões de kwanzas (111 mil milhões de euros).

Este valor compara com o PIB angolano de 2013, que foi de 12 biliões de kwanzas (99,8 mil milhões de euros). Ainda assim, fica acima do PIB estimado para 2014 - já influenciado também pela quebra das receitas petrolíferas -, que se fixou à volta dos 11,4 biliões de kwanzas (cerca de 95 mil milhões de euros).

O OGE de 2015 revisto implica a redução da previsão da cotação do barril de petróleo para exportação, de 81 para 40 dólares, e o consequente corte de 25% da despesa pública corrente inicialmente orçamentada para este ano.

O documento estipula a redução do total das receitas do Estado - fiscais, patrimoniais e de endividamento - de 7,2 biliões (61,8 mil milhões de euros) para 5,4 biliões de kwanzas (46,4 mil milhões de euros), com despesas fixadas em igual valor.

Para este ano, a revisão das contas públicas prevê um défice de 7% do PIB, uma redução de 0,6 pontos percentuais face ao OGE ainda em vigor.

Este saldo negativo das contas públicas angolanas deverá ascender a 806,5 mil milhões de kwanzas (cerca de 6,7 mil milhões de euros).