Luanda - O director do Estabelecimento Penitenciário do Yabi, província de Cabinda, intendente prisional Francisco João Neto, foi exonerado das suas funções, em consequência da fuga massiva de reclusos, naquela cadeia, no dia 26 de Janeiro último.

Fonte: Angop
DN dos Servios Penitencirios.jpg - 59.35 KBUma nota de imprensa do Ministério do Interior (Minint), indica que a comissão de inquérito criada por este Departamento ministerial apurou ter havido "incúria profissional e grave negligência na observância das regras e procedimentos relativos à segurança do estabelecimento".

O documento refere que "a culpa foi imputada ao mais alto mandatário do estabelecimento e a certos membros do quadro de chefia da Direcção Provincial dos Serviços Penitenciários da Delegação do Minint em Cabinda".

Quanto aos reclusos fugitivos, salienta que no conjunto das acções de busca e captura realizada pelas forças da ordem, segurança e inteligência, os mesmos foram reconduzidos à prisão, sendo alguns de forma compulsiva e outros voluntária.

A direcção do Ministério do Interior enaltece o esforço das forças da ordem e segurança, sublinhando a pronta e valorosa colaboração prestada pela população de Cabinda. Em função do sucedido, estão em curso algumas medidas para o reforço do asseguramento prisional e para melhorar as condições de habitabilidade naquele estabelecimento prisional.

O Minint exortou, igualmente, aos agentes prisionais a se manterem firmes e vigilantes no cumprimento da sua missão, “pois qualquer eventual auxílio e evasão de reclusos serão exemplarmente punidos nos termos da regulamentação disciplinar e da legislação criminal em vigor”.