Alemanha - E assim a oposição angolana , sociedade civil e os críticos do regime estão condenados á não terem com quem dialogar. Se praticamente quase nunca existiu espaço para um verdadeiro dialogo sério , franco e aberto entre uns e outros sem que o mais forte apontasse a pistola á cabeça do outro , agora muito menos com essa doença violenta grave e contagiosa com que os angolanos se habituaram a conviver chamada intolerância política.

Fonte: Club-k.net

O MPLA atingiu o cumulo da ingenuidade ao acreditar que com violência permanente contra dirigentes , simpatizantes e militantes da UNITA ou da CASA­CE pode alcançar algo de positivo para se posicionar como o mais forte.

Falta ao regime angolano aprender a lição da formiga que mesmo sendo um dos animais mais pequenos existente na face da terra , em determinadas situações com a maior das facilidades e nas suas belas calmas consegue eliminar por completo um tão forte e poderoso elefante bastando para tal penetrar­lhe pelo nariz..

Não me admira este aumentar de violência por falta de tolerância politica que estou certo o regime alem de vir aumenta­la nos próximos tempos vai acabar por generaliza­la por todo o país na medida em que a oposição vai consolidando as suas posições no terreno.

O regime de JES , não tem muitas alternativas se não mesmo só utilizando as mesmas armas de sempre que lhe tem permitido controlar a sociedade angolana através de um clima terrivel de medo.

Precisamos não esquecer que falta ao regime a cultura do dialogo serio , aberto e franco pois os perto de 40 anos de aldrabices , manipulações e roubos fez muitos deles perderem a paciência , calma e serenidade necessária para escutar os outros e sem isto nenhum ser racional com o mínimo de racionalidade consegue avançar para um dialogo.

O regime está hoje como quem não tem gato e tem que caçar os ratos ou ratazanas á paulada e dai o seu espírito criminoso na hora em que entende travar a oposição através de emboscadas.

Essa violência por falta de tolerância politica sustentada , treinada e alimentada pelo regime no fundo ate mostra que eles se sentem inseguros física e psicologicamente por falta de outras alternativas e por medo preferem atacar antes que sejam atacados .

Mas o regime se fosse inteligente já tinha tempo de perceber que os seus adversários também vão aprendendo com esses ataques mesmo preferindo por enquanto hoje fugir do que responder com um contra­ataque.

Na medida em que forem montando mais emboscadas e agredindo os seus adversários vão alimentando cada vez mais odeio contra si e pode ser­lhe tão fatal se qualquer os outros responderem com outras armas que tiverem em seu poder.

Camaradas ponha as vossas mãos na consciência pois qualquer dia a situação pode ganhar contornos complicados e fugir do controle , já imaginaram os vossos filhos começarem á ser alvejados , raptados dentro e fora do país , residencias queimadas , unidades militares sabotadas e quem sabe alguns se transformarem em homens bombas ?

Já imaginaram que geralmente a nível das grandes potencias é o medo uns dos outros que tem conduzido á guerras ao equilíbrio da força ou pior ao equilíbrio do terror ?

Dói não haver ninguém no MPLA que tenha tempo e visão para analisar o perigo que essa falta de tolerância politica pode provocar porque vivem todos eles na sua maioria mais preocupados em arrombar os cofres públicos e esconder dinheiros nos bancos estrangeiros .

Outro aspecto que não deixa de ser importante é o facto de ser também este clima de medo que tem agravado as nossas relações interpessoais onde há cada vez mais desconfiança entre angolanos e ameaças ate de morte por questões na maioria dos casos tão fúteis .

Meu conselho aos camaradas do MPLA , dirigentes , simpatizantes , militantes e amigos .

Manos , sejam inteligentes e optem pela força do diálogo e apostem na sabedoria do auto domínio , da tolerância e do perdão pois de contrário só vão provocar novas agressões , cada vez mais refinadas , num circulo vicioso deficit de se quebrar .

Olha que qualquer um dos agredidos de hoje , amanha poderá não cruzar seus braços e se defender atacando também e quem sabe se forma ainda mais violenta ?

Se a sabedoria popular diz , quem semeia ventos acaba por colher tempestades será que isto não serve para os camaradas por se julgarem mais fortes que os outros ?

Não estará o regime a brincar com o fogo ao optar pelo sustento da intolerância politica em Angola ?

Muito embora a violência seja parte da estratégia deste regime na hora em que tem que defender os seus pontos de vistas vazios de realidade e baseados na mentira , manipulação e demagogia isto pode qualquer dia lhes sair muito caro disto tenho a certeza.

Fórum Livre Opinião & Justiça

Fernando Vumby