Bengo - Sob presidência de Simão Albino António Dembo Secretário Provincial do Partido, decorreu em Caxito, de 21 à 22 de Fevereiro de 2015, a V Reunião Ordinária do Comité Provincial da UNITA, sob o lema “ Para a vitória da UNITA em 2017: tudo para a mobilização e todos para a mobilização”. O encontro analisou a situação política, social e económica da província, apreciou o relatório semestral e contas do partido, bem assim como o plano de acção para os próximos seis meses.

Volvidas várias horas de acaloradas discussões, a V Reunião Ordinária torna público o seguinte:

1. Sobre a situação socioeconómica da província:

a) A V Reunião Ordinária deplora a fraca qualidade de vida das populações da província que enfrenta dificuldades básicas no que respeita o acesso aos bens e serviços essenciais, tais como a saúde, a educação, a energia e a água, fruto das políticas socioeconómicas desastradas de quem governa o país. Lamenta igualmente o facto do Bengo completar 35 anos após a sua elevação à categoria de província sem no entanto apresentar satisfatórios níveis de desenvolvimento visto que, Caxito continua ser a única sede de província sem infra­estruturas que a coloque no mesmo diapasão das outras capitais de província e manifesta a sua total solidariedade para com todas as populações que sofrem da má governação do actual executivo.

2. Sobre a vida interna do Partido:

a) A V Reunião Ordinária aprovou o relatório semestral e contas do Secretariado do Comité Provincial tendo considerado satisfatório o grau de adesão de novos membros ao partido no período em referência.

b) A V Reunião Ordinária apreciou o programa de acção para os próximos seis meses apresentado pelo Secretariado do Comité Provincial tendo recomendado que se dê primazia as acções que traduzam na prática a palavra de ordem de 2015 como sendo o “ano da mobilização total para a mudança” e do lema da V Reunião Ordinária segundo o qual “ Para a vitória da UNITA em 2017: tudo para a mobilização e todos para a mobilização”.

3. Sobre a situação política, social e económica prevalecente no país, os participantes a V Reunião Ordinária concluíram:

a) Apoiar a Direcção do partido na sua tarefa de conduzir o país para as eleições de 2017 que auguramos serem verdadeiramente livres, justas e transparentes e impedir por todos os meios legais disponíveis que o MPLA alcance o seu objectivo de ter uma CNE agrilhoada, feita num conciliábulo de afogadilho, enquanto transforma o Executivo – um órgão partidarizado, dirigido pelo eterno Presidente candidato ou candidato Presidente de um partido político, com uma história comprovada de manipulação, fraude e corrupção na gestão dos votos, dos recursos públicos e do poder público – na entidade organizadora e gestora da base de dados dos cidadãos eleitores.

b) Condenar nos termos mais enérgicos os actos de intolerância política ocorridos dia 16 de Fevereiro no município do Cuango na província da Lunda Norte que geraram mais de 20 feridos quando são passados pouco menos de 60 dias em  que o Presidente da República no seu discurso de fim de ano, mesmo que tardiamente, reconheceu e prometeu acabar com tais actos que são autênticas violações dos direitos humanos e a V Reunião Ordinária, em nome de todos os militantes da UNITA e do povo em geral manifesta a sua solidariedade as vítimas, às famílias e ao Secretariado Provincial da Lunda Norte.

c) Ao assinalarmos mais um 22 de Fevereiro “Dia do Patriota” a V Reunião Ordinária junta­se aos milhões de angolanos que nesta data memorável rendem a merecida homenagem ao Dr. Jonas Malheiro Savimbi, um homem de profundas convicções, que dedicou toda a sua vida por Angola e pelos angolanos. Passados 13 anos desde a sua morte em combate muitos angolanos reconhecem a justeza da luta dirigida por este insigne filho de Angola, que pela pátria tudo deu e dela nada tirou.

d) A V Reunião Ordinária felicita o Domant Futebol Clube do Bula Atumba pela sua ascensão a primeira divisão do futebol nacional e a sua primeira e retumbante victória na estreia do Girabola no estádio municipal do Dande.

Caxito, 22 de Fevereiro de 2015.

A V REUNIÃO ORDINÁRIA DO COMITÉ PROVINCIAL