Luanda - Os deputados do Grupo Parlamentar da UNITA consideraram, nesta 2ªfeira, 23 de Fevereiro de 2015, em Luanda, ser necessário que o Executivo Angolano esclareça os destinos dados às reservas internacionais líquidas, ao fundo do petróleo, bem como ao fundo soberano.

Fonte: UNITA

Esta posição foi manifestada durante a reunião de preparação da Sessão Plenária Extraordinária para a aprovação, na Generalidade, do Orçamento Geral do Estado Retificativo para 2015, tendo sublinhado que, durante muitos anos, foram anunciadas reservas internacionais líquidas e outros fundos resultantes dos excedentes da venda do barril do Petróleo, em relação ao preço estipulado no OGE, cujo destino os angolanos desconhecem.

Os Deputados do Grupo Parlamentar da UNITA consideraram ainda, que o anúncio da crise económica pelo Presidente da República em finais de 2014, veio agitar o mercado, encarecendo mais a vida dos cidadão, com a consequente subida galopante da inflacção, a atingir outra vez os dois dígitos.

Condenaram a tendência de endividamento cada vez maior, na proposta do Orçamento Retificativo, a atingir o limiar dos 50%, bem como os poderes excessivos e indefinidos atribuídos ao titular do Poder Executivo, para mais ajustes e endividamentos.
Para os Deputados do Grupo Parlamentar da UNITA, o presente o Orçamento Retificativo empobrece ainda mais o país e questionam a necessidade de tal procedimento, quando antes da baixa do preço do Petróleo, Angola tinha a economia que, supostamente mais crescia na região da SADC.
Os deputados voltam a reunir-se no dia 24 de Fevereiro, para analisarem os documentos da Sessão Plenária Ordinária do dia 26 e o debate mensal do dia 27 de Fevereiro corrente.

A reunião foi orientada pelo Presidente do Grupo Parlamentar, Deputado Raul Manuel Danda e contou com a presença de Deputados e Assessores.

Luanda, 23 de Fevereiro de 2015

O Grupo Parlamentar da UNITA